II Encontro CAtólica REsearch debate Comunicação de Ciência e Cultura

Mais de 120 investigadores das 15 unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade Católica Portuguesa participaram na segunda edição do CAtólica REsearch – CARE, que se realizou a 27 de março no polo do Porto. Com o mote “Comunicação de Ciência e Cultura”, o encontro ficou marcado pelo debate sobre a necessidade e a importância em comunicar a qualidade da investigação realizada na Universidade.

No encontro, que contou com a presença de Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de Maria da Graça Carvalho, da Comissão Europeia, foi debatido o papel que a Europa ocupa na construção de conhecimento científico de valor acrescentado. De acordo com Maria da Graça Carvalho, a Universidade Católica Portuguesa encontra-se “muito bem posicionada neste campo”, estando em linha com os objetivos da Comissão Europeia que apresenta uma “política consistente e ambiciosa relativa à ciência”.

A sessão “Comunicação de Cultura e Ciência”, moderada por Célia Manaia, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia, contou com um painel composto por Fátima Dias e Emanuel Carvalho do British Council e da FameLab, por Ana Noronha da Ciência Viva, Eduardo Cintra Torres da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, João Vasconcelos do Canal 180 e pelo maestro Rui Massena. Neste painel foram debatidos os principais desafios da comunicação de ciência e foi reiterada a importância de a sociedade perceber o porquê de o conhecimento científico ser tão importante, já que se apresenta como um fator crítico para decisões conscientes e acertadas no quotidiano comum.

Mais informação aqui

Março 2019