Iniciativa RUMO da Católica no Porto desafia o conceito clássico de feira de emprego

Entre os dias 12 e 13 de março, mais de 65 entidades participaram ativamente em mais uma edição do RUMO, uma iniciativa transversal a diferentes áreas do conhecimento da Católica no Porto que desafia o conceito clássico de feira de emprego, ao integrar espaços de recrutamento (stands), mesas redondas temáticas, workshops e, ainda, espaço de entrevistas de seleção (realizadas em simulação/situações reais).

Mais do que promover o emprego, o RUMO fomenta a empregabilidade, assumida como dinâmica de ligação à realidade do mundo das atividades que requerem formação universitária de modo abrangente e focada na auto-descoberta dos caminhos que cada um pode percorrer. Só criando oportunidades de conhecer a diversidade e pluralidade do mundo real e dos diferentes atores dos mercados de trabalho, cada um pode explorar o RUMO que pretende dar à sua vida após a formação inicial na Universidade.

Além da descoberta dos mercados de trabalho a que as suas formações-base mais diretamente se destinam, todos os alunos foram convidados a assistir a qualquer uma das mesas redondas. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em 10 mesas redondas sobre temas tão distintos como: Auditoria e Consultoria (com Alumni); Café com Direito (com Alumni); Desafios e Oportunidades da Nutrição; Enfermagem – Carreira Internacional; Enfermagem – Carreira Nacional; Medidas de Financiamento para a 1ª Atividade; O Acesso à Profissão de Psicólogo; O Profissional da Ciência e Tecnologia: Principais Desafios (com Alumni); Saídas Profissionais no Direito (com Alumni); Testemunhos de Alumni de Artes (Alumni). Realizaram-se também dois workshops sobre temas como o Linkedin, um importante instrumento de exposição e ligação às empresas, e entrevistas.

Este ano estiveram presentes Ordens Profissionais (Advogados; Notários; Psicólogos), grandes empresas de distribuição, consultoras, sociedades de advogados, entre muitas outras.

Março de 2019

15-03-2019