Reitora da Universidade Católica Portuguesa Eleita Presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, foi eleita Presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), na 26.ª Assembleia Geral da FIUC, que decorreu em Maynooth, na Irlanda. Isabel Capeloa Gil tornou-se assim na primeira mulher na história da Federação Internacional das Universidades Católicas a liderá-la.

Fundada em 1924, a FIUC é a mais antiga associação de universidades do mundo e é a primeira vez que Portugal está integrado num órgão de gestão da Federação. A Reitora da Universidade Católica Portuguesa sucede assim ao jesuíta Pedro Rubens, Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco.

Fazem parte da FIUC as maiores universidades católicas a nível mundial, como o Boston College, Georgetown University, KU Leuven, University of Notre Dame Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, entre muitas outras de enorme prestígio global.

Decorreu também neste contexto, um encontro da nova presidente da FIUC com a primeira presidente da República da Irlanda, Mary Robinson.

Discurso disponível aqui

Julho de 2018