XIV ISSEI Conference. 4 a 8 de agosto. Porto

De 4 a 8 de agosto, a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, recebeu a XIV Conferência da International Society for the Study of European Ideas (ISSEI), juntando-se assim à prestigiosa lista de Universidades europeias que têm acolhido este evento.  Criada em 1984, a ISSEI tem como objetivo a discussão e criação dum diálogo global sobre os desafios da Europa e o seu legado, e promove desde 1988 uma  renomada conferência bianual. Holanda, Bélgica, Turquia, Reino Unido, Finlândia, Malta ou Chipre são apenas alguns dos países que já foram palco deste encontro internacional que agora a Universidade Católica recebeu.

290 conferencistas de 38 nacionalidades e 4 continentes, provindos de mais de 140 instituições de projecção internacional no âmbito da filosofia e do direito, da ciência política e da economia, das artes, e todas as ciências sociais e humanas - escopo desta sociedade -, pensaram os mais diversos aspectos ligados ao tema escolhido para esta edição - Imagens de Europa: Passado, Presente, Futuro. Globalização, os direitos humanos e a questão das identidades nacionais, os desafios da democracia directa, os limites territoriais e culturais da Europa, a arte e o seu papel na integração europeia, foram apenas alguns dos temas em destaque nos quase 50 workshops que integraram o evento.

Daniel Innerarity, reconhecido especialista em política e filosofia social e professor na Universidade do País Basco, e Brayton Polka, professor na York University de Toronto e autor de relevantes escritos sobre as raizes filosóficas e culturais da Modernidade, foram os conferencistas plenários deste evento, apresentados respectivamente por Miguel Poiares Maduro, professor no European University Institute e Ministro do Gabinete do Primeiro Ministro e do Desenvolvimento Regional, e Manuel Sumares, director da Revista Portuguesa de Filosofia e professor emérito da Católica de Braga. A sessão de abertura contou ainda com uma reflexão sobre o papel da Europa na configuração global actual, por David Lovell, professor na New South Wales University (Australia) e co-editor da prestigiosa revista científica desta Sociedade, The European Legacy.

A destacar é também uma notável presença de especialistas portugueses, e muito particularmente da Universidade Católica Portuguesa, cujos investigadores (dos diferentes Centros de Investigação, particularmente do Centro de Estudos do Pensamento Português e do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) apresentaram mais de 25 papers em diferentes sessões e organizaram também várias workshops com elevada participação internacional, com temas como o papel humanista das tecnologias, os desafios filosóficos e educacionais ao nível dos direitos humanos e na cidadania europeia, ou o contributo do pensamento português para o reconhecimento mútuo de culturas e povos.

Artistas investigadores da Escola das Artes/CITAR apresentaram um evento artístico com tecnologia de vanguarda, ExperimentalPlasticVariation, criado para esta ocasião e executado por André Rangel, Miguel Carvalhais, Telmo Marques e Vítor Joaquim. A sessão de encerramento contou ainda com um momento musical interpretado por Rui Soares, antigo aluno da Escola das Artes, com música portuguesa do Barroco para cravo. Não faltou uma actuação da Tuna Universitária do Centro Regional do Porto, após a sessão de abertura.


A conferência contou com o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República. Parceiros locais foram a Associação Comercial do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. 

A recepção oficial de boas-vindas aos participantes na Conferência, oferecida no Palácio da Bolsa, contou ainda com a presença do Senhor Bispo do Porto (D. António Francisco dos Santos), Vice-Presidente (Dra. Guilhermina Rego) e Vereador da Cultura (Dr. Paulo Cunha e SilvaI) da Câmara Municipal do Porto, além, naturalmente, de autoridades académicas da Universidade Católica e parceiros.

A co-chair por parte da Universidade Católica foi Yolanda Espiña, professora associada da Escola das Artes e investigadora do CITAR.

Consulte aqui o programa académico. Mais informações em www.issei2014.com

pt
01-09-2014