Pós-Graduação em Ensino a Distância e eLearning

A presente pós-graduação constitui uma oportunidade para o aprofundamento e mobilização de conhecimentos e competências no domínio específico do ensino online, para estimular a maturidade digital das organizações e, deste modo, para responder a necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham.

O contexto da ação política e organizacional (formalizado em documentos legislativos como sejam Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) justificam a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de competências que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem e implementarem modelos e práticas de desenvolvimento curricular e de avaliação pedagógica centradas nos alunos, alinhados com as recomendações nacionais e internacionais em matéria de educação, fazendo um melhor uso das tecnologias e das ferramentas digitais. Apela-se à mudança e inovação pedagógica para a melhoria das aprendizagens dos alunos e eficácia das escolas, acentuando-se o recurso a tecnologias digitais. Esta questão assume particular relevância com a necessidade de ensino online. É de notar que o DL n.º 55/2018 prevê o ensino a distância, regulamentado na Portaria n.º 359/2019, publicada em outubro de 2019. Contudo, o ensino online apresenta-se como meio fundamental para garantir a continuidade dos processos de ensino e as aprendizagens em situação de interrupção de aulas em circunstâncias imprevistas como a situação de pandemia vivida em 2020 (ME, 2020).

Por conseguinte, importa que os profissionais desenvolvam e mobilizem conhecimentos em áreas diversas das Ciências da Educação em ligação ao uso das tecnologias digitais. Considerando os desafios que hoje se colocam às escolas e aos seus profissionais, justificando uma ação diferenciada e inovadora, as tecnologias apresentam-se como uma ferramenta essencial de suporte. Esta questão torna-se da maior relevância em contextos e situações de maior imprevisibilidade, como é o caso de situações de pandemia que exijam medidas de distanciamento e de trabalho a distância. Esta pós-graduação constitui uma oportunidade para o aprofundamento de conhecimentos no domínio do uso da tecnologia em educação.

Objetivos gerais:

1. Conhecer modelos de aprendizagem, de ensino e de inovação pedagógica que fundamentem a ação em educação;
  2. Conhecer e compreender os conceitos de ensino a distância, online, elearning e blended learning;
  3. Identificar modelos de adoção de tecnologia na educação;
  4. Selecionar modelos de conceção de cursos mediados e de conteúdos digitais;
  5. Explorar ferramentas de produção de conteúdos digitais;
  6. Conhecer ferramentas e instrumentos diversificados de avaliação pedagógica a distância;
  7.  identificar contextos de aprendizagem  adequados para utilização em ambientes ricos em tecnologia;
  8. Desenhar planos integrados de formação, integrando objetivos, conteúdos, estratégias, tipos de interação entre pares e docentes e avaliação das aprendizagens e da formação.

Funcionamento:

Coordenado a partir da Universidade Católica Portuguesa no Centro Regional do Porto e funcionando online com disponibilidade de acesso em Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Ciências da Educação
Pós Graduação

Professores do Ensino Básico e Secundário, Diretores de Agrupamentos de Escolas, coordenadores de departamento, líderes intermédios das escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas, professores e outros profissionais da educação.

Horários:

As sessões síncronas decorrerão às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h30, com periodicidade quinzenal, conforme o cronograma do curso.

Universidade Católica Portuguesa
Serviços Académicos