Doutoramento em Ciências da Educação

O alargamento das oportunidades de aprendizagem constitui um dos aspectos fulcrais da sociedade do conhecimento a partir do conceito estruturante de aprendizagem ao longo da vida. É neste propósito que se enquadra o Doutoramento em Ciências da Educação proposto pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), tendo por objectivo geral dotar os profissionais de educação e formação de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação e intervenção em áreas integrantes dos seus contextos profissionais.

O Doutoramento em Ciências da Educação da FEP-UCP tem como objectivos específicos os seguintes:

  • desenvolver capacidades de compreensão dos sistemas de educação e formação;
  • adquirir competências de investigação no domínio das Ciências da Educação;
  • proceder a uma exploração conceptual de temáticas integrantes das Ciências da Educação, em associação com contextos profissionais e com grupos de pesquisa;
  • intervir nos contextos de trabalho de modo gerar dinâmicas de empowerment profissional e desenvolvimento organizacional;
  • suscitar a produção de novos saberes no domínio das Ciências da Educação.

Competências a adquirir para conferir o grau

No fim deste ciclo de formação, o detentor do grau de Doutoramento em Ciências da Educação da FEP-UCP deverá adquirir as seguintes competências:

  • compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
  • mobilizar competências de investigação no domínio das Ciências da Educação;
  • adoptar uma atitude de questionamento das práticas educativas através de atitudes permanentes de investigação;
  • realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no domínio das Ciências da Educação;
  • divulgar e publicar, através de monografias e de revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro, os trabalhos realizados ao longo do doutoramento.

Duração do ciclo de estudos

O Doutoramento em Ciências da Educação da FEP-UCP pode ser realizado através das duas seguintes modalidades:

  • full-time: três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS.
  • part-time: cinco anos / dez semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS.

O 1º ano é comum às duas modalidades, diferenciando-se o percurso formativo a partir da realização da prova de qualificação (no final do 1º ano).

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma

Área científicaSiglaECTS
Ciências da EducaçãoCE150
MetodologiaM30
Total180

 

 

 

 

 

Organização do ciclo de estudos e metodologias de ensino

Nos dois primeiros semestres, o Curso de Doutoramento integra um core curriculum programático com as seguintes unidades curriculares: Área de Aprofundamento em Ciências da Educação (seminário em regime tutorial) - opção entre um leque de propostas; Metodologias de Recolha, Tratamento e Análise de Dados em Ciências da Educação.

Durante este período, o doutorando elabora e submete a qualificação um projecto de tese a desenvolver nos quatro ou seis semestres subsequentes. A prova de qualificação destina-se a avaliar, perante um júri, a capacidade que o doutorando demonstra em elaborar e realizar uma tese original no domínio científico das Ciências da Educação. A confirmação da tese e do respectivo orientador será feita pelo Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, após a realização da prova de qualificação, no final do 1º ano / 2º semestre.

As Actividades Programadas correspondem, ao longo da duração do Curso de Doutoramento, quer à participação em congressos, seminários, colóquios realizados em Portugal e ou no estrangeiro, quer à apresentação de comunicações e publicação de textos em artigo, livro e volume de actas.

O grau de Doutor em Ciências da Educação é conferido aos alunos que tiverem aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do Curso e que tenham obtido aprovação no acto público de defesa da tese, sendo a qualificação final atribuída nos termos fixados pela Universidade Católica Portuguesa.

Área de Estudos: 
Ciências da Educação
Grau de Ensino: 
3º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
180
Campus: 
Campus Foz
Horários: 

As aulas correspondentes ao 1º ano do Curso de Doutoramento funcionam quinzenalmente, em regime pós-laboral, no seguinte horário:

- sextas-feiras: 17h00 - 20h00
- sábados: 9h00 - 13h00 e 14h30 - 17h30

Coordenação: 

Professor Doutor Joaquim Azevedo e Prof. Doutor José Matias Alves