Supervisão e Tutoria Clínica - 3ª Edição (Formação Avançada)

3ª EDIÇÃO

O acompanhamento de estudantes de enfermagem em contexto clínico e/ou em orientação tutorial, exige o desenvolvimento de competências específicas direcionadas à otimização da aprendizagem em contexto real. Nesse sentido, a Supervisão e Tutoria Clínica em Enfermagem (STCE) é entendida como um processo formal de sustentação da prática, em que um profissional experiente apoia, orienta e aconselha um estudante na construção do seu conhecimento, promovendo a aquisição ou o desenvolvimento de competências.

Finalidade

Com este curso pretende-se que o enfermeiro seja capaz de implementar modelos e estratégias de supervisão e tutoria clinica para o desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem e dos enfermeiros.

Resultados de aprendizagem

• Desenvolver competências pessoais e profissionais nos domínios da tutoria e supervisão clínica, modelos de aprendizagem, planificação e avaliação em contexto clínico;
  • Compreender a implicação da supervisão e tutoria clínica na implementação de programas de melhoria contínua da qualidade;
  • Promover a reflexão, o debate e a problematização de temáticas relacionadas com a STCE;
  • Debater resultados da investigação desenvolvida e a sua transferibilidade para a prática;
  • Analisar situações de aprendizagem tendo por base cenários de supervisão clínica;
  • Desenvolver competências de orientação de estudantes em contexto clínico e/ou práticas laboratoriais.

Organização do curso
O curso, com a duração de 52 horas (4 ECTS), está organizado em sessões teóricas, teórico-práticas, seminários e ensino clínico. O estudante de STCE será integrado em contexto de formação para acompanhamento de estudantes em práticas laboratoriais e/ou de ensino clínico, tendo em vista o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais nos domínios da tutoria e supervisão clínica.

Regime
Pós-laboral e Diurno | Possibilidade de transmissão à distância com avaliação presencial.

UCP campus Foz

Ciências da Saúde
Formação Avançada
ECTS:

Enfermeiros

Propinas:

Esta formação em contexto de Formação Avançada terá o custo de 300€, com possibilidade de creditação nos Cursos de Mestrado em Enfermagem.

Coordenação:
  • Doutora Beatriz Araújo (UCP- ICS)
  • Mestre Armando Almeida (UCP- ICS)
  • Mestre Rosa Silva (UCP- ICS)

Católica - Porto
Serviços Académicos - Gabinete de Estudos Avançados e Formação

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
Cristina Crava | 22 619 62 43 | formacao.avancada@porto.ucp.pt

Observações:

Transmissão à distância: Sim, com avaliação presencial.