Licenciatura em Economia

PrintPrint

A Faculdade de Economia e Gestão desenvolve-se segundo um paradigma de exigência e qualidade, sendo uma referência no ensino e na investigação em Portugal. Nesse sentido, tem ajustado as suas Licenciaturas em Economia e em Gestão à evolução do sistema do Ensino Superior e às exigências do mercado de trabalho.

O reconhecimento da Faculdade de Economia e Gestão, enquanto Escola de referência, reflete-se no sucesso em termos de empregabilidade. Historicamente temos uma elevada taxa de empregabilidade. Cerca de metade dos nossos recém-licenciados assegura emprego ainda antes de terminar a licenciatura e cerca de 95% está colocado no mercado de trabalho em menos de 6 meses.

Os métodos de ensino e de avaliação, a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas, privilegiam ainda o desenvolvimento de competências transversais, muito valorizadas pelo mercado de trabalho, como sejam: o pensamento crítico e sistémico, a capacidade de análise e de síntese, a preocupação com o rigor e a qualidade, a iniciativa na resolução de problemas, a capacidade de trabalhar autonomamente e em equipa, a capacidade de adaptação a situações novas.

Estas competências são fundamentais ao desenvolvimento integral do estudante e ao seu sucesso no mundo empresarial e institucional.

O modelo de ensino, amplamente reconhecido pelo universo empresarial, privilegia a aproximação ao mercado de trabalho antes da conclusão da licenciatura através de uma forte cooperação Universidade-Empresa. A Faculdade promove a realização de estágios em empresas conceituadas, o que os coloca numa posição de vantagem para a entrada no mercado de trabalho.

Num contexto internacional extremamente competitivo e dinâmico como o atual, a Faculdade de Economia e Gestão, fomenta a mobilidade internacional dos seus alunos. Incentiva-os a usufruir da experiência de estudar, temporariamente, numa Universidade estrangeira, nomeadamente, através de protocolos de cooperação que tem com várias universidades europeias, americanas e asiáticas, e promove ainda a realização de estágios de Verão em empresas e instituições internacionais. Esta mobilidade proporciona aos alunos uma experiência muito gratificante a vários níveis, que se traduzirá num alargar de horizontes, maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor.

Área de Estudos: 
Economia
Grau de Ensino: 
1º Ciclo
Regime: 
Diurno
ECTS: 
180
Campus: 
Campus Foz
Observações: 

Regulamento sobre a Progressão nas Licenciaturas em Economia e Gestão

Artº 2º - Para a obtenção do grau de licenciado em Economia e Gestão, o estudante tem de cumprir os seguintes requisitos:

o 5. Aprovação nos requisitos extracurriculares de Inglês, Informática (Folha de Cálculo e Processamento de Texto) e Seminários de Pensamento Crítico.