Pós-Graduação em Administração Educativa

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Formação para Diretores e Professores de Escolas Católicas - 4ª edição | 2017-18
 

A Escola Católica, no nosso País, desenvolve a sua proposta educativa num contexto cultural marcado pela centralização e uniformização, enquistado em séculos de história, asfixiante da autonomia escolar e da pluralidade de projetos educativos e, muitas vezes, avesso à orientação confessional no Ensino.

Urge preparar quadros diretivos e profissionais de escolas católicas conscientes desta contextualização e condicionamentos sociais e históricos, capacitados para enfrentarem os desafios desencadeados por este contexto.

O curso de Pós-graduação em Administração Educativa, que se encontra já na sua 4ª edição, reforça a parceria estabelecida entre a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e a Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa e decorre de uma avaliação considerada muito positiva por parte dos intervenientes nas edições anteriores.

 

Objetivos

Esta oferta educativa ajusta-se às necessidades de formação e desenvolvimento dos Diretores e Professores das escolas católicas e constitui-se como uma oportunidade de reforçar capacidades e competências que permitam responder a crescentes exigências, designadamente:

  • construir ativamente a cidadania democrática;
  • promover projetos de educação integral que preparem verdadeiros construtores de paz e de fraternidade;
  • superar o isolamento, gerando sinergias dentro e fora da escola, colaborando com as famílias e com outras escolas e instituições;
  • apresentar, com coerência e consistência, uma oferta educativa de excelência, orientada por valores cristãos e aberta a todos;
  • afirmar a Escola Católica como verdadeiro serviço público de educação.

Em suma, a grande meta: a Escola Católica, inspirando o seu projeto educativo na comunhão eclesial e na civilização do amor, pode contribuir «para que surjam homens verdadeiramente novos, artífices de uma nova humanidade» [in Concílio Ecuménico Vaticano II, Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo Gaudium et spes, n. 30: AAS 58 (1966), 1050].

A formação dos educadores pretende dar resposta a este enorme desafio, qualificando lideranças atuais, potenciais e futuras.

Área de Estudos: 
Ciências da Educação
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
30
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Diretores, coordenadores e professores de Escolas Católicas.

Os critérios de seleção dos candidatos, definidos pela APEC, são os seguintes: 1º Diretores Pedagógicos/ membros das direções pedagógicas; 2º Coordenadores de Ciclo; 3º Coordenadores de Grupo/departamento; 4º Outros docentes com especial empenho na vida da escola (mediante análise do currículo).

Regulamento: 

Modelo Curricular

O currículo é desenvolvido tendo em conta dois vetores: o corpus de conhecimento específico de cada unidade e a realidade de onde provêm os alunos, conjugando-se deste modo os princípios da abertura, flexibilidade e estruturação epistemológica. A docência de cada unidade curricular será assegurada pelos professores coordenadores referidos, todos docentes doutorados com vínculo à Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto.

Em cada unidade, a entidade parceira poderá propor alguns “docentes colaboradores” que lecionarão conteúdos específicos sob a coordenação do docente coordenador. 

 

Avaliação

A avaliação será predominantemente formativa articulando-se com a avaliação sumativa. Os instrumentos de avaliação sumativa são os seguintes: (i) projeto de intervenção na escola desenvolvido no âmbito do Seminário de Projeto, mas tendo os contributos de todas as unidades curriculares; neste contexto, é objeto de avaliação por parte de todos os coordenadores e o peso na classificação final de cada unidade corresponde a 50%; (ii) um trabalho escrito individual para cada unidade curricular (com excepção do Seminário de Projeto) sobre conteúdos da unidade, tendo um máximo de 5 000 palavras;  

O coordenador de cada unidade articulará com os docentes colaboradores para efeitos de produção da avaliação.

 

Titulação

O curso será titulado com um Diploma de Pós-Graduação atribuído pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

 

Horários: 

O Curso terá um regime de funcionamento semanal, decorrendo as aulas presenciais ao sábado.

Prevê-se que o curso se inicie em outubro de 2017, decorrendo, à partida, nas instalações do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, campus Foz.

Coordenação: 

Coordenação: Prof. Doutor José Matias Alves

Contactos: 
Católica Porto
Serviços Académicos | Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
Eng.ª Joana Xavier | Tel.: 226 196 243 | Email: s.academicos@porto.ucp.pt