Investigadores da Católica no Porto debatem “UNir na dIVERSIDADE”

Pelo segundo ano consecutivo a Católica no Porto dá lugar ao Sinergias, evento que tem como objetivo ser um espaço de partilha de resultados de investigação e, em simultâneo, promover o trabalho sinergético entre as diferentes unidades de investigação da Universidade. No dia 29 de junho foram divulgados os resultados já existentes relativamente à investigação interdisciplinar, alguns dos quais resultantes do Sinergias 2018.

O evento contou com intervenções de investigadores das oito unidades de investigação da Católica no Porto, mas também com um painel de convidados que debateu o tema “Causas da Sociedade Colocadas à Universidade”. Do painel fizeram parte Vítor Dinis (Managing Partner & CFO, Pathena Investments); Otília Castro (Direção Municipal de Educação, Câmara Municipal do Porto); Gabriel Martins (Diretor Executivo do ACeS Douro I - Marão e Douro Norte); Joaquim Azevedo (Professor Catedrático da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa).  

Conversamos com a Comissão Organizadora do Sinergias 2019 sobre os principais resultados do evento, mas também sobre os próximos passos.

Católica no Porto: Qual a importância da realização do SINERGIAS 2019?
Sinergias 2019: O Sinergias 2019, dando continuidade ao evento SINERGIAS do ano anterior, teve como objetivo reunir no mesmo local e momento investigadores de todas as áreas de investigação da Católica no Porto. Essa re(união) permitiu não só divulgar os resultados já existentes no que toca à investigação interdisciplinar, alguns dos quais resultantes do SINERGIAS 2018, mas também, e sobretudo, pensar e potenciar novas sinergias e projetos. O objetivo referido cumpriu-se e investigadores dos vários Centros de Investigação uniram-se durante todo o dia 26 de junho numa reflexão conjunta. O evento revelou-se de grande importância para a comunidade científica da Universidade. Convidados externos, com vasta experiência em diversas áreas da vida em sociedade, lançaram desafios aos investigadores, fazendo a ponte entre o trabalho científico e académico e as reais necessidades da sociedade. Convidados internos debateram entre si e com a plateia as vantagens, os obstáculos, incentivos e o futuro da investigação interdisciplinar. O evento contou, ainda, com alguma demonstração mais dinâmica daquilo que pode ser feito por todos e para todos: o espaço sinérgico mostrou que é fácil encontrar pontos de contacto entre as várias áreas e o momento musical relembrou a importância do impacto nas pessoas e da sensibilidade artística. Durante o evento, os participantes podiam expor as suas questões ou ideias ativamente, com recurso a plataformas on-line de acesso simples.

Católica no Porto: O Sinergias foi ao encontro do tema deste ano “UNIr na diVERSIDADE”?
Sinergias 2019: Em suma, a importância do SINERGIAS 2019 traduziu-se, precisamente, na concretização de um espaço e tempo de “união na diversidade”. A discussão foi muito além do relevo do trabalho interdisciplinar, assumindo uma vertente bastante prática e de execução (identificação de barreiras, sugestão de incentivos, propostas de causas e temas comuns, etc.). Todos levaram do SINERGIAS 2019 uma visão mais abrangente e renovada daquilo que pode ser o trabalho de investigação interdisciplinar e de como pode o mesmo ser, de facto, concretizado na Universidade.

 

Católica no Porto: Quais foram os principais desafios lançados pelos convidados do painel “Causas da Sociedade Colocadas à Universidade”?
Sinergias 2019: Os desafios lançados pelos convidados foram diversos e espelharam a complexidade e necessidade de construir um olhar inter e transdisciplinar sobre os mesmos. Em linhas gerais, algumas das questões colocadas pelos convidados versaram a cultura de parceria, a compreensão de desafios emergentes, a comunicação ciência-sociedade, a orientação de políticas (de saúde, educativas, etc.), a pobreza, as desigualdades e a inteligência artificial.

Católica no Porto: Quais os temas que estiveram em destaque?
Sinergias 2019: Os principais assuntos em destaque referiram-se às causas e áreas em comum para a Católica no Porto, nomeadamente: a vulnerabilidade, a sustentabilidade, a pobreza, a alimentação, o envelhecimento, a pessoa no seu sentido individual e comunitário, a solidariedade, e a dignidade. Outro assunto destacado foi o da necessidade de garantir a continuidade de projetos interdisciplinares através de medidas concretas, nomeadamente, incentivos, bolsas, e “embaixadores” SINERGIAS.

 

Católica no Porto: Quais as principais conclusões?
Sinergias 2019: As principais “take-home messages” e conclusões do evento foram as seguintes: (1) É possível unir na diversidade, sendo que há desafios sociais complexos e preocupações comuns que nos unem e cuja investigação requer um olhar interdisciplinar. (2) A promoção da investigação interdisciplinar requer uma estratégia integrada e integradora, que combine uma abordagem bottom-up (interesses comuns, conhecimento interpessoal, dimensão relativamente pequena que facilita a proximidade) e top-down (definição duma estratégia institucional promotora e incentivadora da investigação interdisciplinar). Importa referir que um dos principais resultados do evento será a elaboração dum White Paper com ideias e sugestões promotoras das SINERGIAS na investigação na Católica no Porto.

Julho 2019