Regras de funcionamento

A. Regras de Funcionamento

1. Aulas

Durante as atividades em sala não é permitido a utilização de telemóveis e outros equipamentos de comunicação durante as aulas. São proibidas bebidas e alimentação na sala de aula, com exceção de água.
Nos laboratórios é proibida também a água.

2. Conduta

Durante todas as atividades espera-se que os estudantes tenham respeito para com os colegas, docentes e toda a equipa. Qualquer comportamento não apropriado terá como consequência o abandono da iniciativa. Nesse caso, o estudante não será reembolsado de qualquer valor nem receberá certificado de participação.
É proibido o consumo, posse e distribuição de álcool ou qualquer substância ilegal, incluindo no quarto que ocupa (em caso de regime residencial). Nestes casos, o estudante terá que a abandonar a iniciativa, não sendo reembolsado de qualquer quantia. Os estudantes não devem fotografar ou filmar outros estudantes sem a sua expressa autorização.

3. Transporte

A Católica Porto assegura o transporte dos participantes nos diversos trajetos, através da contratação de uma empresa de transporte de passageiros que cumpra os requisitos legais para o efeito. Durante as viagens, os estudantes serão acompanhados por monitores e por membros da equipa responsável pelo Programa.

4. Saúde

Cada estudante deverá fazer-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão.
Todos os participantes estarão abrangidos por um seguro previsto pelo Artigo 18, do Decreto-Lei nº32/2011, de 07 de março.
Todos os jovens com necessidades de cuidados médicos especiais devem fazer-se acompanhar de prescrição médica para medicação habitual ou outros cuidados a ter. Aquando do processo de inscrição os participantes deverão enviar todas as restrições alimentares que possuem.
Durantes os programas na eventualidade de o estudante não se sentir bem e ter necessidade de primeiros socorros deve imediatamente contactar um elemento da equipa da organização que contactará os serviços adequados.

5. Segurança

As atividades previstas nos diferentes Programas, são planeadas de forma a serem garantidas as máximas condições de segurança.
Durante as atividades, os estudantes devem seguir todas as instruções de segurança dadas pelos membros da equipa antes, não tendo qualquer conduta que possa ter qualquer risco para a sua saúde e segurança e dos outros colegas. A violação das regras de segurança implica o abandono do Programa, não havendo lugar ao reembolso de qualquer quantia.

6. Vestuário

Os estudantes devem utilizar roupa e calçado confortáveis e adequados quer à frequência de uma instituição de ensino superior, quer às atividades em sala e no exterior. É ainda aconselhado o uso de chapéu/ boné.
No caso das atividades em laboratório os alunos devem usar batas fornecidas pela Universidade.

Em regime residencial
Cada estudante deverá fazer-se acompanhar dos seguintes materiais:

  • Produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, shampoo, sabonete, protetor solar...);
  • Chinelos de quarto;
  • Mochila pequena para uso diário.

7. Refeições e horários

08h00 | Pequeno-almoço - Seminário de Vilar*
10h30 | Coffee-break – Espaço Católica Porto**
13h00 | Almoço – Cantina Católica Porto**
16h00 | Coffee-break – Espaço Católica Porto**
20h00 | Jantar – Seminário de Vilar*
22h30 | Recolher para os quartos – Seminário de Vilar*

Em todas as refeições será fornecida aos estudantes uma alimentação variada e de qualidade, adequada às suas idades.
* Aplicável apenas a participantes em regime residencial.
** Os Programas terão lugar no Campus da Foz da Católica Porto, com exceção dos Programas Bio & TEC e Vida Fantástica que terão lugar no Campus da Asprela.

Direitos dos participantes

i. Garantia da confidencialidade da informação fornecida na ficha de inscrição;
ii. Acesso a um seguro previsto pelo Artigo 18, do Decreto-Lei nº32/2011, de 07 de março;
iii. Acompanhamento e apoio durante todas as atividades dos Programas;
iv. Acesso a todas as atividades realizadas consideradas no planeamento;
v. Utilização de telemóveis ou outros meios de comunicação nos horários livres.  

Deveres dos participantes

i. Comportar-se de acordo com as regras estabelecidas;

ii. Fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão durante todas as atividades;

iii. Estar presente em todas as atividades cumprindo o horário estabelecido;

iv. Informar previamente a organização sobre a possível ausência de uma ou mais atividades;

v. Comportar-se de forma responsável e não danificar qualquer instalação ou propriedade da Universidade Católica Portuguesa, Seminário de Vilar, visitas de estudo, transporte utilizado nas deslocações ou de qualquer outra pessoa;

vi. Tratar as outras pessoas com cuidado e respeito pela sua privacidade;

vii. Cada estudante é responsável pelos seus próprios pertences. A organização da Católica Porto Teen Academy aconselha todos os participantes a protegerem os seus bens pessoais. No caso do Regime Residencial aconselha-se os estudantes a trancar as portas dos seus quartos sempre que se encontrarem ausentes dos mesmos.

viii. Seguir todas as instruções e orientações transmitidas ou publicadas pela organização do Programa designadamente as relativas a saúde e segurança.

 

B. Regras Específicas para o regime residencial

1. Chegada e Partida

Terá lugar uma Sessão de Acolhimento destinada a todos os participantes em regime residencial, na qual os mesmos serão introduzidos às regras de funcionamento da semana referentes a assiduidade e pontualidade, comportamento, regras de segurança, saúde e check-out.
No último dia de atividades, cada participante deverá realizar o check-out no local destinado ao alojamento, antes da partida para a Católica Porto. Durante o dia, a bagagem dos estudantes ficará devidamente guardada na universidade.
É necessária autorização escrita do encarregado de educação para que o estudante possa regressar a casa sozinho, após a Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios.

2. Autorização de saída

Se o estudante planeia sair nos momentos identificados como “tempo livre” exige-se o cumprimento das seguintes regras:

  • Autorização escrita prévia do encarregado de educação (entregue no ato de inscrição);
  • Sair num grupo de 2 ou mais estudantes;
  • Assinar documento antes da saída onde indica a hora prevista de regresso;
  • Estar de regresso, no limite, à hora de jantar;
  • Deixar o número de telemóvel;
  • Levar o número de emergência, a contactar em caso de necessidade. Este número será divulgado no momento do acolhimento. 

É expressamente proibida a saída do Seminário de Vilar após o jantar.

3. Visitas a quartos de outros estudantes

É possível entrar no quarto de outro estudante da mesma ala antes do horário de recolha. Após o mesmo, é expressamente proibida e entrada no quarto de outro estudante, assim como a circulação dos estudantes entre alas.
A violação destas regras implica o imediato abandono da semana, não havendo lugar ao reembolso de qualquer quantia.

4. Recolher

O estudante deve respeitar as regras de recolher, que serão explicadas na sessão de acolhimento. É proibida a realização de ruído após a hora de recolha.
A violação destas regras implica o imediato abandono da semana, não havendo lugar ao reembolso de qualquer quantia.

5. Objetos pessoais

Cada estudante é responsável pelos seus próprios pertences. A organização da Católica Porto Teen Academy aconselha todos os participantes a trancar as portas dos seus quartos sempre que se encontrarem ausentes dos mesmos.
O Seminário de Vilar e a Católica não se responsabilizam por eventual perda ou dano nos pertences de cada aluno.

*Informação útil:

No Seminário de Vilar o alojamento inclui: Jantar e Pequeno-almoço, acesso Wi-Fi gratuito disponível em todos os quartos, televisão e troca diária de toalhas.

 

Material aconselhado

  • Produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, shampoo, sabonete, protetor solar...)
  • Chinelos de quarto
  • Chapéu ou boné
  • Mochila pequena para uso diário
  • Roupa e calçado desportivo