Conservação e Restauro – Arte em Conserva

OBJETIVOS | A EQUIPA PROGRAMA

 

APRESENTAÇÃO

Queres desvendar alguns dos segredos que a arte pública e os museus do Porto encerram? Tens curiosidade em saber como as obras de arte foram feitas? Como se usavam finas folhas de ouro para produzir verdadeiras obras-primas? Queres aprender algumas técnicas de restauro?

O programa Arte em Conserva da Católica Porto Teen Academy vai levar-te a descobrir o património cultural do Porto, entrar no mundo da conservação e restauro de obras de arte e a recriar técnicas antigas de produção e de restauro. Durante três dias terás oportunidade de percorrer alguns dos espaços que encerram a riqueza patrimonial do Porto e de compreender como a conservação é importante para a preservação desses espólios. Irás experimentar algumas técnicas antigas de douramento e técnicas de reintegração cromática. Irás ter a possibilidade de conhecer oficinas de conservação e restauro e todos os espaços que envolvem o estudo e tratamento de obras de arte.

O programa Arte em Conserva destina-se a jovens que frequentam o 10º, 11º e 12º anos e realiza-se entre os dias 5 e 7 de Julho.

Consulta o programa aqui e estamos à tua espera! 

 

 

OBJETIVOS

Proporcionar aos participantes a descoberta do património cultural da cidade do Porto através de percursos sobre a arte pública e espaços museológicos; o reconhecimento de patologias que as obras de arte sofrem por exposição ao ambiente exterior; a realização de experiências químicas para identificação de materiais e workshops sobre a técnica do douramento e as técnicas de reintegração cromática.

Dar a conhecer a abrangência do mundo da conservação, que inclui as áreas da química, biologia, física, artes, história de arte, fotografia, radiologia…

Oferecer a experiência de contato com a vida universitária e com alunos de licenciatura e de mestrado.

 

 

A EQUIPA

A equipa da Arte em Conserva é constituída por docentes da unidade académica de Conservação e Restauro que são os responsáveis pela realização das iniciativas e workshops temáticos e que estarão disponíveis para esclarecer e prestar apoio no que for necessário.

NomeSessãoFormação
Arte Pública e História do PortoEduarda VieiraDoutoramento em Conservação e Restauro Património artístico – Universidad Politecnica de Valencia
José Ferrão AfonsoDoutoramento em Teoria e História da Arquitetura - Universitat Politecnica de Catalunya
Técnica de douramento Maria AguiarDoutoramento em Conservação e Restauro de Pintura – UCP
Técnicas de reintegração cromáticaCarolina BarataDoutoramento em Geociências - Universidade de Aveiro

A química na arte

José Carlos Frade

Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - Universidade de Lisboa

 

Regime:

O programa Arte em Conserva terá lugar no campus Foz da Católica Porto e na cidade do Porto. Tem um regime Não Residencial.

Destina-se a jovens que frequentam o 10º, 11º e 12º anos.

O programa irá decorrer entre as 9h e as 18h.

O número de vagas é de 20.

 

PROGRAMA

As atividades serão desenvolvidas no campus Foz da Católica Porto e na cidade do Porto, conforme programa estabelecido. O acolhimento aos participantes e familiares, no primeiro dia, será feito pela direção da área de Arte, Conservação e Restauro. Nos restantes dias, o acolhimento é igualmente feito no campus da Foz, assim como a partida.

No final do programa será realizada uma sessão de encerramento, que é aberta aos familiares e onde se ilustrará como foram vividos os três dias na universidade e na descoberta da conservação de obras de arte.  

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para os três dias de Verão estão abertas até 8 dias antes do início do curso. Nota: A Escola das Artes reserva-se o direito de não levar a cabo os três dias de atividades por motivo de falta de inscrições suficientes. Caso esta situação se verifique, os participantes serão contactados após o final do período de inscrições e será feita a devolução integral do valor da inscrição e participação. A Teen Academy Arte em Conserva está sujeita a limite de vagas: 20 estudantes.

As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento desta FICHA DE INSCRIÇÃO.

Após receção da Inscrição online, os Serviços Académicos da Católica Porto, procederão ao envio de uma mensagem eletrónica, a confirmar a receção da mesma, e a disponibilizar os dados necessários para proceder ao pagamento da taxa de inscrição.