Keynote speakers

Conferência: Desenvolver Líderes Escolares Inovadores e Responsivos:  O que importa e o que funciona
Laura Hernández
A paisagem da aprendizagem do século XXI, juntamente com os avanços na ciência da aprendizagem e do desenvolvimento, têm implicações significativas na forma como organizamos as escolas e as experiências de aprendizagem dos estudantes. Os educadores devem dar prioridade à resolução de problemas, adaptabilidade e pensamento crítico em detrimento da transmissão passiva de conhecimentos ao envolverem os estudantes. Os praticantes devem também reconhecer que a aprendizagem é social, emocional e académica e trabalhar para criar oportunidades que desenvolvam as capacidades interpessoais e o bem-estar holístico dos estudantes.
 
As mudanças necessárias na nossa abordagem à escolarização do século XXI têm implicações para os líderes escolares, que desempenham um papel crítico na formação dos ambientes escolares, condições de trabalho, instrução em sala de aula, e aprendizagem dos estudantes. Esta apresentação irá elevar a investigação fundamental sobre o papel dos líderes escolares na viabilização de transformações na pedagogia e nos ambientes escolares. Além disso, ilustrará como os sistemas que proporcionam aos líderes escolares experiências de aprendizagem profissional direcionadas, contínuas e imersivas são essenciais para permitir o seu sucesso e a sua capacidade de provocar mudanças sustentáveis e equitativas.

Conference: Developing Innovative and Responsive School Leaders:  What Matters and What Works
Laura Hernández

The landscape of 21st century learning, along with advancements in the science of learning and development, have significant implications for the way we organize schools and student learning experiences. Educators must prioritize problem-solving, adaptability, and critical thinking over the passive transmission of knowledge when engaging students. Practitioners must also recognize that learning is social, emotional, and academic and work to create opportunities that develop students’ interpersonal skills and holistic well-being.
 
The needed changes in our approach to 21st century schooling hold implications for school leaders, who play a critical role in shaping school environments, working conditions, classroom instruction, and student learning. This presentation will elevate key research on the role of school leaders in enabling transformations in pedagogy and school environments. In addition, it will illustrate how systems that provide school leaders with targeted, ongoing, and immersive professional learning experiences are essential to enabling their success and their ability to bring about sustainable and equitable change. 

Laura Hernández (Investigadora Sénior, Learning Policy Institute, EUA)
Laura E. Hernández é Investigadora Sénior e co-líder da equipa Deeper Learning do Learning Policy Institute, onde se especializou em investigações qualitativas sobre a educação infantil. Até ao momento, o foco do seu trabalho tem sido nas formas como o distritos e as agências educacionais [no contexto dos Estados Unidos da América], criam sistemas que permitem que os líderes e educadores apoiem a aprendizagem centrada no estudante e as práticas da criança. É co-autora de diversos relatórios do Learning Policy Institute, incluindo The California Way: The Golden State’s Quest to Build an Equitable and Excellent Education System e Deeper Learning Networks: Taking Student-Centered Learning and Equity to Scale. É uma académica interdisciplina, por formação, sintetizando os modelos políticos e sociológicos para investigar as políticas locais, estaduais e federais, bem como os fatores contextuais que afetam a implementação de políticas equitativas e democráticas. Possui o doutoramento em Política de Educação pela Universidade da Califórnia, Berkeley e é uma antiga bolseira de investigação no âmbito da National Academy of Education/Spencer Dissertation.

Laura Hernández (Senior Researcher, Learning Policy Institute, USA)
Laura E. Hernández is a Senior Researcher and co-leader of the Deeper Learning team at the Learning Policy Institute where she specializes in qualitative investigations of whole child education. To date, her work has focused on the ways that districts and other educational agencies build systems that enable leaders and educators to support student-centered learning and whole child practices. She is the co-author of several LPI reports, including The California Way: The Golden State’s Quest to Build an Equitable and Excellent Education System and Deeper Learning Networks: Taking Student-Centered Learning and Equity to Scale. By training, she is an interdisciplinary scholar, synthesizing political and sociological frameworks to investigate local, state, and federal policy and the contextual factors that affect equitable and democratic policy implementation. She holds a Ph.D. in Education Policy from the University of California, Berkeley and is a former National Academy of Education/Spencer Dissertation Fellow.


 

Conferência: Melhoramentos Sistémicos para uma Educação de Qualidade
Anna Kristín Sigurðardóttir

A sala de aula está no centro das melhorias educacionais. Por conseguinte, todas as ações em nome das autoridades educativas tentam alimentar o trabalho que aí se realiza. A realidade das escolas e do sistema educativo é complexa e os esforços de melhoria devem respeitar isso, centrando-se na coerência, numa abordagem colaborativa, e na aprendizagem profissional como chaves para aumentar a qualidade da educação. Nesta apresentação resumem-se algumas das principais características de melhorias educacionais bem sucedidas, e tenta-se esclarecer quais as implicações práticas que estas podem ter na implementação de melhorias educacionais a nível escolar, local e nacional.

Conference: Systemic improvements for quality education
Anna Kristín Sigurðardóttir

The classroom is at the heart of educational improvements. Therefore, all actions on behalf of educational authorities’ school attempt to nurture the work that takes place there. The reality of schools and the educational system is complex and efforts for improvement must respect that, focusing on coherence, a collaborative approach, and professional learning as keys to increasing the quality of education. In this presentation some of the main characteristics of successful educational improvements is summarised, and attempt is made to shed light on what practical implications these may have for the implementation of educational improvements at school, local and national level.

Dr. Anna Kristín Sigurðardóttir (Universidade da Islândia, Escola de Educação)
A Dra. Anna Kristín Sigurðardóttir aks@hi.is é professora na Universidade da Islândia, Escola de Educação e presidente do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Educacional.  Trabalhou como professora, consultora, líder, e investigadora no sistema educativo da Islândia. Tem o bacharelato em ensino, mestrado em educação especial e doutoramento da Universidade de Exeter, Reino Unido, em desenvolvimento educacional e liderança. Os seus interesses de investigação dizem respeito a melhorias sistémicas e escolares, liderança, escola como comunidade de aprendizagem profissional e a ligação entre espaço físico e ensino e aprendizagem.

Dr. Anna Kristín Sigurðardóttir (University of Iceland, School of Education)
Dr. Anna Kristín Sigurðardóttir 
aks@hi.is is a professor at the University of Iceland, School of Education and a chairperson of the Centre for Research in Educational Development.  She has worked as a teacher, consultant, a leader, and a researcher in the educational system in Iceland. She holds a B.Ed. in teaching, an M.Ed. in special education and a Ph.D. from the University of Exeter, UK, in educational development and leadership. Her research interests concern systemic and school improvements, leadership, school as a professional learning community and the link between physical space and teaching and learning.