CANDIDATA-TE
PORQUÊ CONSERVAÇÃO E RESTAURO?
APOIOS E BOLSAS
PLANO DE ESTUDOS
QUESTÕES E DÚVIDAS

CANDIDATA-TE



COMO ACEDER?

  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso indicadas, nas áreas de:

    Geografia | Geometria Descritiva | História da Cultura e das Artes | Inglês | Matemática | Português

  • CANDIDATA-TE + info

Porquê Conservação e Restauro?

- Um Conservador-Restaurador integra equipas em instituições/empresas culturais, públicas ou privadas que disponham de oficinas, laboratórios de conservação ou que desenvolvam programas de conservação preventiva como museus, galerias, arquivos, bibliotecas, fundações, monumentos.
- Estabelece diagnósticos, define metodologias de intervenção e executa os tratamentos mais adequados à conservação do património.
Pode coordenar projetos de conservação e restauro e desenvolver investigação aplicada na procura de soluções inovadoras para a preservação do património.
Coordenação: Prof. Dr. Gonçalo Vasconcelos e Sousa e Prof. Carla Felizardo


    O que te oferece o curso de conservação e restauro?

  • Conhecimentos teórico-práticos, vocacionados para a preservação da arte e do património, enquadrados por uma visão multidisciplinar que cruza saberes das artes e das ciências exatas
  • Formação de caráter generalista que permite compreender as técnicas artísticas, a composição e o comportamento de materiais, conhecer a sua degradação e executar os tratamentos mais adequados à sua conservação
  • Intervenção em obras reais, em oficina e supervisionadas pelos professores, aprendizagem complementada com aulas de exame e diagnóstico em laboratório e aulas teóricas de contextualização e enquadramento histórico e teórico
  • Oportunidades: participação em campanhas de verão, estadias Erasmus em escolas e universidades europeias


    O que se espera de quem ingressa neste curso:

  • Interesse pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo
  • Interesse por uma formação diversificada teórico-prática
  • Espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas
  • Vontade de trabalhar em equipa e em diferentes contextos: oficinas, laboratórios, trabalho in situ
  • Engenho e destreza manual, acuidade visual e coordenação motora

    Acompanhamento Artístico e Profissional dos Alunos

  • Corpo docente altamente qualificado
  • Envolvimento dos alunos nos projetos nacionais e internacionais, desenvolvidos na Escola das Artes
  • Promoção do trabalho dos alunos no exterior
  • Programa intenso de actividades extra-curriculares: exposições, sessões de cinema, performances, masterclasses, residências artísticas, etc

Apoios e Bolsas

  • Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
  • Apoio Social da Católica Porto
  • Bolsas de Mérito e Portfolio da Escola das Artes

+ Informação

Plano de estudo

Plano para o 1º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Técnicas de Preservação e Conservação I (Materiais pétreos e cerâmicos) Técnicas de Preservação e Conservação II (Metais e vidros)
Métodos de Exame e Registo de Obras de Arte Conservação Preventiva I
Exercícios práticos de Desenho I Exercícios práticos de Desenho II
História da Arte I História da Arte II
História, Materiais e Tecnologias I
(Pedra e cerâmica)
História, Materiais e Tecnologias II (Artes metálicas e vítreas)
Física e Química I Física e Química II
Laboratórios e oficinas - princípios e práticas Limpeza de superfícies polícromas e não polícromas
  Métodos de Tratamento de Imagem
Metodologia da Investigação Arte, Cultura e Cristianismo

Plano para o 2º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Técnicas de Preservação e Conservação III (madeiras) Técnicas de Preservação e Conservação IV (madeiras)
Exercícios Práticos de Escultura I (Modelação, moldes e reproduções) Exercícios Práticos de Escultura II (Talha)
História da Arte III História da Arte IV
História, Materiais e Tecnologias III (Madeira e Talha); História das Artes da Madeira ;(Mobiliário)
Física e Química III Física e Química IV
Conservação Preventiva II Teoria e Prática da Cor
Iconografia e Semiótica Técnicas de Inventário
Estudos Culturais Estética

Plano para o 3º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura;I Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II
Técnicas de Pintura e Policromia I Técnicas de Pintura e Policromia II
História da Arte V História da Arte VI
História, Materiais e Tecnologias IV ;(Têxteis, Telas, Papel, Pele) Ambientes decorativos;
Biologia Materiais e Tecnologias V ; (Adesivos, Filmes)
Colecionismo e mercado de arte Conservação e Restauro de Materiais Orgânicos / Inorgânicos
Teoria, História e Deontologia do Restauro Conservação de Arte Contemporânea
Arte Contemporânea Cultura Visual e Digital

Unidades Curriculares Opcionais (2º e 3º Ano)

Animação 2D Design de Interação Interfaces Interactivos
Animação 3D Design de som interactivo Intro a Banda Desenhada
Animação, Sociedade e Cultura Design de Som para Video Introdução a Unity
Argumento para Projeto (3ºano) Direção de Actores Linguagens de Desenho
Captação de Som Edição de Video Modelação e Text. 3D para Vjogos e AR
Cinema Internacional Edição Digital de Som Oficina DIY
Cinema Português Efeitos Visuais para Cinema Podcasts (anterior Radio)
Criatividade para publicidade Electroacústica Prática Musical
Cultura Musical Fotografia Analógica Programação de Apps
Desenho para Pré-Produção História da Animação Psicologia da Música
Desenvolvimento para a Web Iluminação para Fotografia e Video Video Interactivo

Prosseguir Estudos

    O estatuto de licenciado permite trabalhar sob a supervisão de um conservador-restaurador que tenha grau académico igual ou superior a Mestrado. O Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, com a duração de 2 anos, confere uma especialização que permite o ingresso na vida profissional, de forma autónoma e individual. Além deste, a Escola das Artes disponibiliza os seguintes Mestrados:

Questões e dúvidas