*A 2ª e 3ª fases abrem apenas em caso de ainda haver vagas.
A Animação é uma área central nas indústrias criativas e nos audiovisuais do novo milénio. O trabalho dos alunos é orientado para a criação de projectos de cinema de animação que envolvem técnicas e práticas artísticas diversas, tais como a modelação, iluminação e texturização 3D; os efeitos visuais que integram imagem real e imagem 3D; o design, edição e grafismo para vídeo; o estudo de personagens e narrativas. Coordenação: Prof. Doutor Vasco Carvalho
Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (na área do cinema, audiovisual, fotografia, multimédia, artes plásticas, arquitetura, design, engenharias, etc.).
Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
Um Mestrado na área da Animação confere competências para intervir em diferentes domínios (Cinema de Animação, Visualização Arquitectónica, Efeitos Visuais, Grafismo em Cinema e Publicidade,…) sempre em articulação com profissionais de outras áreas de especialização, também oferecidas pela Escola das Artes (Arte Multimédia, Design de Som, Cinema e Audiovisual).
Aquisição e desenvolvimento de competências
Narrativa e Argumento para Animação
Técnicas de Animação, Modelação e Escultura Digital
Atelier de Animação para desenvolvimento do projeto específico do aluno.
Desenvolvimento de portfólio profissional/artístico em:
Projeto Prático de desenvolvimento de curta de Animação
Estágio em empresas da área nacionais e internacionais
Investigação e desenvolvimento de Dissertação em Animação
Instalações e equipamentos de referência
Estúdios planeados de raiz com acesso 24h/dia
Estúdios individuais de edição vídeo
Estúdios de captura e mistura Som Stereo e Surround
Laboratório de Motion Capture
Laboratório de Fabricação Digital (impressoras 3D, CNC, electrónica)
Estúdio de Cinema/TV com Chroma-Keying
Grande auditório de Cinema (400px) equipado com Som Surround e Sistema de Projeção Digital 2K
O Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes tem como objetivo principal a criação de um percurso académico onde artistas, cientistas e criadores de diversas áreas podem desenvolver uma investigação multidisciplinar no universo da exploração artística. Neste contexto, o programa propõe um percurso focado tanto nas questões autorais e conceptuais artísticas, quanto no seu desenvolvimento tecnológico e na sua relação com outras ciências fundamentais e sociais.