CANDIDATA-TE
PORQUÊ ANIMAÇÃO CONNOSCO?
APOIOS E BOLSAS
PLANO DE ESTUDOS
QUESTÕES E DÚVIDAS


Candidaturas 2020/21 abertas:

1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase*
até 15 Abril até 30 Junho até 24 Setembro
*Condicionada ao número de vagas disponíveis.


A Animação é uma área central nas indústrias criativas e nos audiovisuais do novo milénio. O trabalho dos alunos é orientado para a criação de projectos de cinema de animação que envolvem técnicas e práticas artísticas diversas, tais como a modelação, iluminação e texturização 3D; os efeitos visuais que integram imagem real e imagem 3D; o design, edição e grafismo para vídeo; o estudo de personagens e narrativas.
Coordenação: Prof. Dr. Andre Baltazar

CANDIDATA-TE



COMO ACEDER? 

  • Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (na área do cinema, audiovisual, fotografia, multimédia, artes plásticas, arquitetura, design, engenharias, etc.).
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola das Artes;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola das Artes como atestando capacidade para realização do mestrado, nos termos legais.
CANDIDATA-TE + info

PORQUÊ ANIMAÇÃO CONNOSCO?

Um Mestrado na área da Animação confere competências para intervir em diferentes domínios (Cinema de Animação, Visualização Arquitectónica, Efeitos Visuais, Grafismo em Cinema e Publicidade,…) sempre em articulação com profissionais de outras áreas de especialização, também oferecidas pela Escola das Artes (Arte Multimédia, Design de Som, Cinema e Audiovisual).

    Aquisição e desenvolvimento de competências

  • Narrativa e Argumento para Animação
  • Técnicas de Animação, Modelação e Escultura Digital
  • Atelier de Animação para desenvolvimento do projeto específico do aluno.

    Desenvolvimento de portfólio profissional/artístico em:

  • Projeto Prático de desenvolvimento de curta de Animação
  • Estágio em empresas da área nacionais e internacionais
  • Investigação e desenvolvimento de Dissertação em Animação




    Instalações e equipamentos de referência

  • Estúdios planeados de raiz com acesso 24h/dia
  • Estúdios individuais de edição vídeo
  • Estúdios de captura e mistura Som Stereo e Surround
  • Laboratório de Motion Capture
  • Laboratório de Fabricação Digital (impressoras 3D, CNC, electrónica)
  • Estúdio de Cinema/TV com Chroma-Keying
  • Grande auditório de Cinema (400px) equipado com Som Surround e Sistema de Projeção Digital 2K

Apoios e Bolsas

  • Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
  • Apoio Social da Católica Porto
  • Bolsas de Mérito e Portfolio da Escola das Artes

+ Informação

Plano de estudo

Plano para o 1º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Argumento e storyboarding Seminário Interdisciplinar
Modelação e escultura digital Narrativas visuais e intermidialidade
Teoria da Animação Técnicas de Animação
Atelier de Animação I Atelier de Animação II

Plano para o 2º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Projeto / Estágio / Dissertação

Prosseguir Estudos

    O Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes tem como objetivo principal a criação de um percurso académico onde artistas, cientistas e criadores de diversas áreas podem desenvolver uma investigação multidisciplinar no universo da exploração artística. Neste contexto, o programa propõe um percurso focado tanto nas questões autorais e conceptuais artísticas, quanto no seu desenvolvimento tecnológico e na sua relação com outras ciências fundamentais e sociais.



Questões e dúvidas