Carla Santos – Projeto LeguCon promove a produção de leguminosas por agricultores nacionais

Biotecnologia
Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022 in 90 Segundos de Ciencia

Carla Santos, investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a desenvolver o projeto LeguCon com o objetivo de criar uma rede no setor agrícola nacional para promover a produção e o consumo de leguminosas.
São exemplos de leguminosas plantas como o feijão, o grão-de-bico, e o tremoço, todas elas culturas com história na gastronomia portuguesa mas que no entanto a sua produção tem vindo a sofrer um grande decréscimo. Atualmente, Portugal apenas produz 18% das leguminosas que consome.
O projeto LeguCon teve início em 2020 com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e tem como grande objetivo criar um fundo de apoio para os agricultores através de um sistema de financiamento para o cultivo de leguminosas nos seus campos.