Católica no Porto impulsiona rede para valorizar leguminosas

Biotecnologia
Católica no Porto impulsiona rede para valorizar leguminosas
Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2021 in Jornal Económico (O)

“Queremos dar soluções para promover o aumento da produção de leguminosas no país e sustentar o mercado crescente de alternativas alimentares saudáveis e equilibradas, à base de proteína vegetal”, explica Carla Santos, investigadora doutorada do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade, ao JE Universidades.

Um primeiro passo na criação dessa rede, que se pretende seja suficientemente forte para ter impacto sobre a realidade, consiste numa experiência participativa entre a academia e os produtores. Nesse sentido, a Escola Superior de Biotecnologia propõe-se apoiar seis explorações agrícolas que queiram implementar a plantação de leguminosas nos seus terrenos.

Oferece dois mil euros e dá acompanhamento técnico, desde a sementeira até à colheita. O concurso está direcionado, nesta fase, para produtores agrícolas da região Norte, onde se localiza a Escola e as inscrições decorrem até 28 de fevereiro. Como contrapartida, diz Carla Santos, “procuramos agricultores dinâmicos, com interesse na inovação e comunicação e na agricultura sustentável”.

Só precisam estar disponíveis para partilhar o processo de colaboração com o projeto através de vídeos, entrevistas, fotografias e organização de ‘dias de campo’. Feijão, grão de bico, fava, lentilhas, ervilhas... as leguminosas são excelentes fontes de proteína e fibra e uma alternativa à carne, proteína animal mais consumida.

Fazem parte das nossas tradições alimentares e estão a perder-se. Os níveis de produção em Portugal são muito baixos e obrigam a recorrer à importação.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal Económico do dia 5/02/2021.