"Como fazer mais com menos no setor dos serviços"

Business School
"Como fazer mais com menos no setor dos serviços"
Terça-feira, 9 de Maio de 2023 in jornal de Negócios online

Artigo de opinião por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School.
Falta de trabalhadores no setor dos serviços: como fazer mais com menos recursos.
Os desafios atuais das empresas de serviços no que diz respeito ao recrutamento de trabalhadores podem assim ser encarados como uma oportunidade de inovação e aumento de produtividade – ou seja, fazer mais para o cliente com menos recursos.
O setor dos serviços tem-se afirmado como uma das âncoras do crescimento económico em Portugal. Estamos agora a voltar a níveis de atividade pré-pandemia e as empresas do setor, por exemplo, restaurantes e hotéis, confrontam-se com dificuldades em contratar pessoal em número suficiente. Deste modo, as empresas de serviços têm hoje que operar com um número mais reduzido de trabalhadores.