Estudantes da Católica do Porto participaram em programa Europeu de Voluntariado

Católica no Porto
Terça-feira, 24 de Agosto de 2021 in Marketeer Online

“Fly 2021” é o nome do programa europeu de voluntariado e aprendizagem-serviço, intercultural, interdisciplinar, intensivo e interuniversitário onde estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto participaram pela primeira vez. O grande propósito foi o de permitir que estudantes de várias universidades europeias pudessem fazer intercâmbio e participar em projectos solidários.

Coordenado pela Universidade de Comillas (Madrid), o programa “Fly 21” juntou, além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades de Deusto (Bilbao), ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia). Cada Universidade participou quer com projectos, quer com a integração de estudantes em projectos de outras universidades.

No total, este verão de 2021, foram desenvolvidos 45 projectos solidários nos quais participaram 150 estudantes universitários.

«A participação no programa FLY 2021 permitiu reforçar a aposta da Universidade Católica Portuguesa na formação integral dos seus estudantes», refere Carmo Themudo, responsável pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica no Porto, acrescentando que «foi uma oportunidade única não só de estabelecer parcerias com outras universidades europeias congéneres, mas também, e sobretudo, de proporcionar aos estudantes experiências de voluntariado que, acreditamos, deixam marcas para a vida».