"Europeus, ou uma espécie em vias de extinção"

Business School
"Europeus, ou uma espécie em vias de extinção"
Segunda-feira, 20 de Junho de 2022 in Jornal Económico online

Maria Conceição Silva, docente da Católica Porto Business School.
Mudanças na geografia mundial não são um detalhe. Elas representam mudanças civilizacionais imensas. Empresas e instituições terão forçosamente de construir cenários e analisar as várias possibilidades de futuro que se avizinham.
Tenho demasiadas vezes a impressão de haver gente a mais em todo o lado. Fui pesquisar os números e descobri que desde que nasci até hoje a população mundial aumentou para mais do dobro – ou seja de 3,7 biliões de pessoas passamos para 7,8 biliões em 50 anos! Não admira, portanto, que os sítios pacíficos de outrora se tenham tornado mares de gente!
Este crescimento populacional é visível em muitas coisas, mas uma das mais surpreendentes vem de Tóquio e de uma nova profissão no metro que consiste em empurrar gente para dentro do mesmo. Os metros vão tão cheios que a única forma de as portas fecharem é com a ajuda destes ‘empurradores’.