Exposição "Expurgar Papel" questiona colonialismo e construção da História

Artes
Exposição "Expurgar Papel" questiona colonialismo e construção da História
Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024 in Jornal de Notícias online

A exposição "Expurgar Papel", da artista Carla Filipe, explora complexidades do colonialismo europeu através de documentação do século XVII ao século XX, e é inaugurada na próxima sexta-feira, na Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto.
A mostra faz parte de um programa mais extenso, "Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões", que inclui outras iniciativas, como concertos, conferências, performances artísticas, "onde o objetivo é questionar a maneira como a História é construída, e como podemos criar mecanismos de criticamente ler e interpretar a História", disse à agência Lusa o curador da exposição e corresponsável do ciclo, o investigador Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes.
"Há um regime de inclusão e exclusão de factos na História, não por razões históricas, mas sim políticas, culturais e sociais", alerta o investigador. Daí a importância desses "mecanismos de criticamente ler e interpretar a História", que "podem ser as histórias relacionadas com algum indivíduo, a história relacionada com um facto qualquer que, por qualquer razão, política, social, económica ou cultural, não ficou escrita na narrativa histórica mais ortodoxa", reforçou Nuno Crespo.

pt