"A Mão Visível: Não Transitório. Em trânsito!"

Business School
"A Mão Visível: Não Transitório. Em trânsito!"
Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022 in Negócios Online

Artigo de opinião por Álvaro Nascimento, docente da Católica Porto Business School
Para melhor compreendermos a dimensão e o poder social do dinheiro - a que os economistas se referem, genericamente, como moeda -, façamos um pequeno exercício de abstração. O que se segue é, propositadamente, pedagógico e simplista. Ajuda a colocar o problema e entender melhor os fatores de risco com que nos defrontamos O dinheiro com que fazemos as compras são fichas -"tokens" na pós-modernidade das criptomoedas - que adquirimos com o esforço que realizamos: o pagamento pelo trabalho, ou a retribuição pelo capital (dinheiro poupado) que emprestamos. Em alguns casos, que não relevam para o argumento de hoje, podemos ganhá-las ao jogo e, ilicitamente, roubá-las!