"A produtividade como medida de avaliação de desempenho"

Business School
"A produtividade como medida de avaliação de desempenho"
Segunda-feira, 20 de Junho de 2022 in Público online

Maria Conceição Silva, Professora Catedrática na Católica Porto Business School.
Continuamos a assistir a muitos sistemas que medem a performance com base em medidas de produtividade e ignoram a qualidade. O Dia Mundial da Produtividade celebra-se a 20 de junho.
Primeiro os conceitos. Produtividade é um rácio entre aquilo que é o resultado de uma atividade (ou output) e os recursos que foram usados nessa mesma atividade (ou input). Pode ser definida em termos de quantidades ou em valor: exemplos podem ser a quantidade de carros produzidos numa fábrica por cada trabalhador; ou o produto per capita num país — no primeiro caso definido em quantidade no segundo em valor. Os indicadores de produtividade podem ser simples (incluindo apenas um output e um input) ou compostos incluindo vários inputs e vários outputs. No segundo caso, como não podemos somar batatas com vinho (por exemplo, no caso de um produtor agrícola) o indicador de produtividade será necessariamente apresentado em valor (os preços dos produtos funcionam como a forma de agregar as batatas com o vinho).
Apesar de ser um conceito simples, há uma enorme variedade de investigação em torno do conceito da produtividade, em concreto analisando questões de como medir (ou como agregar os vários outputs e os vários inputs que apresentam unidades de medida diferentes), de como aferir o seu crescimento, os fatores que a determinam, e a sua relação com eficiência (entendida normalmente como uma medida de produtividade relativa).