"Repensar a transparência na economia social em Portugal"

Católica no Porto
"Repensar a transparência na economia social em Portugal"
Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 in Público online

Vanessa Marcos e Maria da Paz Moura, da Área Transversal para a Economia Social da Católica no Porto.
Atualmente, os conceitos de “Transparência” e de “Prestação de Contas” assumem crescente visibilidade no setor das Organizações de Economia Social (OES). A sua problematização envolve a partilha e o diálogo entre a diversidade de perspetivas, de saberes e de vivências, de contextos e de posicionamentos, no sentido de obter um quadro suficientemente representativo do caráter complexo e multidimensional da realidade. Sendo a Prestação de Contas parte da Transparência e pressupondo que responde, de forma tangível, a um conjunto de ações, políticas e práticas, perante diferentes partes interessadas, internas e externas, encontra-se frequentemente associada somente a uma obrigação legal, de natureza financeira.
A necessidade das OES (re)avaliarem e (re)pensarem lógicas de funcionamento e práticas gestionárias orientadas para uma maior transparência, garante de legitimidade organizacional, está assim na origem do projeto ‘Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas’ promovido pela Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica Portuguesa - Porto. Entre 2019 e 2021, este projeto procurou contribuir para o reforço da eficiência e da eficácia das OES, ressignificando práticas de prestação de contas transparentes, em que importou acolher várias perguntas, entre as quais: com que lente(s) olhamos a realidade? Refletir e debater as temáticas da Transparência e da Prestação de Contas passou por reconhecer que existe uma diversidade de quadros concetuais, que se refletem em práticas diferentes e frequentemente ambíguas. Neste sentido, o conceito de prestação de contas (transparente) contém amplitude, não é estanque, pelo que incorpora diferentes e novas leituras e dimensões de análise, de acordo com os lugares de partida para a sua exploração e questionamento.

pt