"XXII Barómetro Executive Digest: Rui Soucasaux Sousa, Católica Porto Business School"

Business School
Sexta-feira, 4 de Março de 2022 in Executive Digest Online

Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School.
Após dois anos de estagnação/recessão e na expectativa de dissipação dos efeitos da pandemia, não é surpresa que os inquiridos sinalizem de forma clara para 2022 um crescimento do volume de negócios e investimento, já parcialmente iniciado em 2021. Nesta altura, esta recuperação anunciada parece ser de cariz mais conjuntural do que estrutural e sustentado. De facto, as empresas confrontam-se com os usuais desafios de rentabilidade e competitividade, característicos da nossa débil economia. Na verdade, não há sinais de que os constrangimentos ao crescimento (carga fiscal, custo da energia, ineficiência do Estado e outros) apresentem melhorias significativas em 2022. Os empresários apontam como principais riscos a inflação e o crescimento incerto, e poucos apresentam ambição exportadora para novos mercados. 2022 continuará a ser um ano de alguma incerteza, mas também de oportunidades. A gestão do risco e da mudança será um factor importante para a navegação deste contexto.