Ainda tem dúvidas? Veja aqui as FAQ’s

10 Perguntas e Respostas

  1. O que é o programa ADN Jurista?
  2. Quem se pode inscrever no programa ADN Jurista? Onde é que me inscrevo?
  3. Preciso de pagar para me inscrever no ADN?
  4. Qual é o plano de estudos do ADN?
  5. O que são os workshops think link e as sessões premium?
  6. Qual é o número de faltas que posso dar por ano letivo?
  7. Como faço para inscrever-me nas Oficinas de Empregabilidade?
  8. O que é o Prémio ADN Jurista? Com que critérios é atribuído?
  9. O que é o estágio ADN Jurista?
  10. O que é o acompanhamento individual do ADN?

 

 

 

1. O que é o programa ADN Jurista?
É um programa desenhado em interação com parceiros de diferentes setores empresariais e que visa desenvolver nos estudantes de Direito fatores críticos de sucesso no exercício das diferentes profissões jurídicas: pensar criticamente sobre problemas e sua resolução, comunicar eficazmente e agir eticamente - alicerçado numa capacidade de leitura da comunidade em que estamos inseridos, promovendo, assim, cidadãos mais conscientes, críticos e ativos, promovendo a sua empregabilidade enquanto futuros juristas.

Saiba mais aqui: O prémio: Estágio ADN e Quem são as nossas entidades parceiras?

 

2. Quem se pode inscrever no programa ADN Jurista? Onde é que me inscrevo?
Até ao fim do primeiro ano letivo de inscrição na licenciatura em Direito. Tem apenas de se dirigir aos Serviços Académicos e solicitar a sua inscrição no programa.

 

3. Preciso de pagar para me inscrever no ADN?
Não.  O plano de estudos do ADN contempla disciplinas que já fazem parte da licenciatura. Esta preconiza que em cada semestre o estudante tenha de se inscrever a uma unidade curricular opcional não jurídica, de entre as diferentes possibilidades oferecidas pelo curso. No leque de escolhas de cada semestre, apenas terá de escolher as que são indicadas no plano de estudos ADN. O programa ADN não tem, por isso, custos adicionais.

Ademais, o plano de estudos ADN contempla também disciplinas exclusivas para quem se inscreve no programa: Expressão Dramática, Oratória e Escrita Jurídica, sem custos adicionais.

 

4. Qual é o plano de estudos do ADN?
O programa ADN do Jurista decorre durante seis dos oito semestres que compõem a licenciatura, nos seguintes termos:

1º Semestre:
Argumentação e Retórica
2º Semestre:
Expressão dramática
3º Semestre:
Oralidade
4º Semestre:
Negociação e Tomada de Decisão no Mundo Jurídico
5º Semestre:
Escrita Jurídica
6º Semestre:
Oficinas de Empregabilidade

 

Para além das disciplinas acima referidas, cada estudante terá de, obrigatoriamente, frequentar atividades complementares: os workshops think link e as sessões premium.

 

5. O que são os workshops think link e as sessões premium?
Os workshops think link visam fazer a integração das aprendizagens realizadas no âmbito das disciplinas do plano de estudos ADN, aplicando-as na resolução de problemas concretos, usando o método do pensamento crítico.

Tratam-se de sessões de 90 minutos, sem periodicidade pré-definida.
As sessões premium são sessões com convidados que abordarão temas conexos ao Direito, literacia política, mediática e europeia.

Tanto os workshops think link como as sessões premium são de presença obrigatória para manutenção no programa.

 

6. Qual é o número de faltas que posso dar por ano letivo?
O número de faltas permitidas a cada disciplina do plano de estudos ADN está contemplado no seu regulamento de cada disciplina (verificar no Campus Online).

O número de faltas permitidas nas atividades complementares, leia-se workshops think link e sessões premium, é de uma falta possível na globalidade das atividades, por cada ano letivo.

Exemplo 1: o estudante que dê duas faltas no conjunto de 2workshops think link e 1 sessão premium, está excluído do ADN.
Exemplo 2: o estudante que dê uma falta no conjunto de 2 workshops think link e 2 sessões premium, não está excluído do ADN.

Ou seja, independentemente do número de sessões que possam ser convocadas (workshops think link ou sessões premium), apenas poderá dar uma falta por ano letivo. No ano letivo seguinte, a contagem de faltas volta ao início, não acumulando com as do ano anterior.

 

7. Como faço para inscrever-me nas Oficinas de Empregabilidade?
As Oficinas de Empregabilidade são organizadas por Estudantes e Empregabilidade e são dinamizadas em ambos os Semestres. Na primeira semana de aulas do início do Semestre (Inverno ou Verão, aquele em que se queira inscrever), deverá enviar um e-mail para ee.emprego@porto.ucp.pt, solicitando a sua inclusão na divulgação das turmas/horários disponíveis. Depois, poderá escolher o horário que lhe for mais conveniente. Se não encontrar horário compatível com a sua disponibilidade, poderá tentar no Semestre seguinte.

 

8. O que é o Prémio ADN Jurista? Com que critérios é atribuído?
O prémio ADN Jurista é atribuído, em cada ano letivo, aos estudantes que, tendo conseguido chegar ao fim do plano de estudos, tenham as três notas médias mais elevadas estritamente às disciplinas ADN. As outras disciplinas da licenciatura não entram para o cálculo desta média.
Aos três melhores alunos ADN é-lhes dado o prémio ADN Jurista – um estágio.

Saiba mais aqui: O prémio: Estágio ADN e Quem são as nossas entidades parceiras?

 

9. O que é o estágio ADN Jurista?
O Prémio ADN Jurista consiste num estágio (em alternativa, poderá realizar o estágio ao longo do Semestre, num total de 140 horas) de Verão (6 semanas, 210 horas) numa organização: sociedade ou escritório de advogados, sociedade comercial, fundação, associação, administração central, autarquias, organizações não-governamentais, entre outras.

O estágio prémio ADN Jurista pode ser executado de duas formas:

  1. Integrado no âmbito da disciplina “Estágio”, uma opcional jurídica, onde será colocado numa das vagas das entidades a distribuir pelos alunos que se tenham inscrito a essa mesma unidade curricular, ordenado pela média de cada estudante;
  2. Autonomamente da disciplina de estágio, com outras organizações e instituições. Poderá, posteriormente, pedir reconhecimento curricular para equivalência dos 5 ECTS correspondentes.
     

Em ambos os casos, é necessária a elaboração de um relatório de estágio, cuja estrutura pode encontrar aqui.

Caso opte pela modalidade (a) ou pelo reconhecimento curricular a posteriori, este coincide com uma inscrição a uma disciplina e, portanto, o estudante terá assim de fazer o pagamento da propina respetiva como se se tratasse de uma outra qualquer unidade curricular.

 

10. O que é o acompanhamento individual do ADN?
Complementar às aulas de disciplinas ADN, sessões premium e workshops think link, é igualmente disponibilizado aos estudantes um acompanhamento individual e personalizado, com o objetivo de promover a estrutura de pensamento expositivo-argumentativo na análise de temas expostos nos media, treinando e facilitando o desenvolvimento de ferramentas críticas numa carreira jurídica:

  • literacia política (leitura do mundo à sua volta);
  • literacia mediática (fontes de informação que permitem a leitura do mundo);
  • literacia europeia (na medida em que grande parte da legislação nacional emana de diretivas europeias).

Os estudantes que mostrem investimento nesta componente do ADN podem ver majorada a sua classificação final do ADN até ao máximo de 2 valores.
Esta valência do ADN não tem regularidade pré-definida e depende da articulação de disponibilidade entre o estudante e a coordenadora executiva do programa (Doutora Ana Martins – ammartins@porto.ucp.pt).