Clarence Barlow · Música Derivada a partir do Visual / O Visual Derivado a partir da Música

13.05.2021 18:30
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

13.05.2021 18:30 Clarence Barlow · Música Derivada a partir do Visual / O Visual Derivado a partir da Música Link: https:///pt/central-eventos/clarence-barlow-musica-derivada-partir-visual-visual-derivado-partir-musica

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

 

SEE ENGLISH BELOW

Aulas abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som
Clarence Barlow · Música Derivada a partir do Visual / O Visual Derivado a partir da Música
13 MAI · 18H30

Moderador · Henrique Portovedo

O som da música pode ser ligado com o visual de variadas maneiras, duas delas baseadas em considerações técnicas ou estéticas. Clarence Barlow há muito que tem sido fascinado pelas ligações som-imagem que envolvem Posição, Movimento e Cor, três aspetos musicais que também são espaciais e, em última análise, visuais: textos sobre música incluem termos como "alto/baixo", "rápido/lento" bem como "claro/escuro" e "som-cor". Nesta aula aberta estéticos (syn-)estéticos serão ilustrados a partir do trabalho de várias décadas do artista.
 

A sessão será transmitida no dia 13 de maio às 18h30 nesta página.
 
The session will be broadcasted live in this page on May 13th at 6:30 pm.

BIO

Clarence Barlow nasceu em 1945 numa minoria de língua inglesa em Calcutta, onde frequentou a escola e a universidade, estudou piano e teoria musical, começou a compor música em 1957 e recebeu grau científico em 1965. Depois de atividades como pianisto, maestro e professor de teoria musical, mudou-se em 1968 para Colónia, onde estudou composição e música eletrónica até 1973, tendo também estudado sonologia na Utrecht University entre 1971-1972. O seu uso do computador como apoio na composição data de 1971. Entre 1982-1994 foi responsável de computer music na Bienal Darmstadt New Music Summer Courses e entre 1984-2005 professor em computer music na Cologne Music University. Entre 1990-1991 foi professor visitante de composição na Folkwang University Essen, entre 1990-94 diretor artístico do Institute of Sonology do Royal Conservatory The Hague, onde entre 1994-2006 foi professor de composição e sonologia. Entre 1994-2010 foi membro da International Academy of Electroacoustic Music em Bourges. Entre 2005-2006 foi professor convidado de composição na ESMAE no Porto. Entre 2006-2019 foi Corwin Chair de Composição no Departamento de Música, University of California em Santa Barbara. Desde 2018 tem sido professor visitante da Catalonia College of Music ESMUC em Barcelona onde vive atualmente.

website



Open programme 2021 · Art / Thought / Sound
Clarence Barlow · Deriving Music from the Visual - Deriving the Visual from Music
13 MAI · 18H30 · On-Line Lecture

Moderator · Henrique Portovedo

The sound of music can be linked with the visual in a number of ways, two of them based on technical or aesthetical considerations. Clarence Barlow has long been fascinated by sound-image links involving Position, Motion and Color, all three musical aspects also basically spatial and ultimately visual: texts on music include terms like “high/low”, “fast/slow” as well as “bright/dark” and “sound-color”. In this open lecture (syn-) aesthetic aspects will be illustrated through the artist’s own work of several decades.

BIO

Clarence Barlow was born in 1945 into the English-speaking minority of Calcutta, where he went to school and college, studied piano and music theory, started composing music in 1957 and obtained a science degree in 1965. After activities as pianist, conductor and music theory teacher he moved in 1968 to Cologne, where he studied composition and electronic music until 1973, also studying sonology at Utrecht University from 1971-1972. His use of a computer as a compositional aid dates from 1971. From 1982-1994 he was in charge of computer music at the biannual Darmstadt New Music Summer Courses and from 1984-2005 lecturer on computer music at Cologne Music University. From 1990-1991 he was guest professor of composition at the Folkwang University Essen, from 1990-94 artistic director of the Institute of Sonology at the Royal Conservatory The Hague, where from 1994-2006 he was professor of composition and sonology. From 1994-2010 he was a member of the International Academy of Electroacoustic Music in Bourges. From 2005-2006 he was guest professor of composition at the School of Music and Performing Arts ESMAE in Porto. From 2006-2019 he was Corwin Chair of Composition at the Music Department, University of California in Santa Barbara. Since 2018 he has been guest professor at the Catalonia College of Music ESMUC in Barcelona where he now lives.