I International Conference on Relic Studies - RelicS 2021

24.11.2021 09:00 — 26.11.2021 18:00
Escola das Artes | Edifício das Artes / Arts Building | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

24.11.2021 09:00 26.11.2021 18:00 I International Conference on Relic Studies - RelicS 2021 Link: https:///pt/central-eventos/i-international-conference-relic-studies-relics-2021-0

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

I International Conference on Relic Studies - RelicS 2021

November 24-26 2021

A relíquia, enquanto vestígio físico, raro e valioso de um passado religioso perdido ou destruído, com grande valor espiritual e sensorial, representa um vasto e complexo assunto devido à multiplicidade de perspetivas de investigação, conservação e valoração que levanta. Apesar da diversidade de estudos sobre relíquias e seus relicários, tanto nacionais como internacionais, a transmissão de conhecimento sobre este tema é escarsa, focando-se sobretudo em assuntos de natureza histórica e antropológica.

Nesse sentido, a primeira edição da International Conference on Relic Studies - RelicS 2021, organizada pelo CITAR em parceria com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, pretende promover estudos, projetos, estratégias e práticas artísticas interdisciplinares baseadas em abordagens diversas e multidisciplinares. A RelicS 2021 irá decorrer na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Keynotes: Carlos Evaristo, Georges Kazan e Massimiliano Ghilardi

Programa completo aqui.

A conferência irá considerar tópicos como:

1. História da Arte e Iconografia
2. Antropologia e Sociologia
3. Direito Canónico
4. Teologia e História Religiosa
5. Ciências do Património
6. Conservação e Restauro
7. Musealização e Protocolos de Preservação
8. Turismo Religioso e Património
9. Humanidades Digitais e Património Digital
10. Investigação artística e Practice-based.