04.11.2021 21:30 — 06.11.2021 20:30
Auditório Carvalho Guerra

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

04.11.2021 21:30 06.11.2021 20:30 II Colóquio Internacional TEOTOPIAS: "A violenta escuridão de se abeirar da luz" Link: https:///pt/central-eventos/ii-coloquio-internacional-teotopias-violenta-escuridao-se-abeirar-luz

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Carvalho Guerra

A Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, juntamente com outras instituições, entre as quais se destacam a Faculdade de Teologia da UCP, a Faculdade de Letras da UP, assim como as Pontifícias Universidades de Buenos Aires e do Rio de Janeiro, celebrou o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, em novembro de 2019, com o I Colóquio Internacional TEOTOPIAS: “Trazida ao espanto da luz”.

Nesse contexto, foi apresentada uma medalha evocativa da efeméride, da autoria de Avelino Leite, e planeou-se a inauguração de um Memorial de Sophia (da autoria do mesmo artista) no jardim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em novembro de 2020, no encerramento do ano da celebração do centenário. O Memorial de Sophia, patrocinado pela Fundação "La Caixa", será constituído por três blocos de granito (com a funcionalidade de bancos de jardim e com a gravação do verso: "Trazida ao espanto da luz") sob uma japoneira, cujas flores eram as preferidas da poetisa.

O contexto pandémico adiou a inauguração do Memorial de Sophia para o dia 6 de novembro de 2021, integrado no II Colóquio Internacional TEOTOPIAS: "A violenta escuridão de se abeirar da luz", que celebra o cinquentenário do nascimento de Daniel Faria (poeta que foi aluno da UCP e da UP) e que começará na Reitoria da UP (no dia 4 de novembro) e continuará na Universidade Católica Portuguesa no Porto, nos dias 5 e 6 de novembro. A entrada é livre.

Programa »»