Inauguração do Memorial a Sophia de Mello Breyner Andresen

06.11.2021 12:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

06.11.2021 12:00 Inauguração do Memorial a Sophia de Mello Breyner Andresen Link: https:///pt/central-eventos/inauguracao-memorial-sophia-mello-breyner-andresen

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

"Trazida ao espanto da luz" é o verso gravado no Memorial de Sophia que nasceu nos jardins da Católica no Porto, por iniciativa da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, instituída em 2006 com um caráter multidisciplinar e intercultural e com o propósito de estudar as relações entre poesia e transcendência.

O Memorial de Sophia, que foi projetado no âmbito da celebração do centenário do nascimento da autora, celebrado no dia 6 de novembro de 2019, é da autoria de Avelino de Leite e foi patrocinado pelo BPI | Fundação "la Caixa". Trata-se de um lugar de repouso e contemplação, um convite para parar junto a um lugar de passagem: uma camélia dentro de um círculo. Oferecida pelo Jardim Botânico do Porto (casa-quinta, esse "território fabuloso", onde Sophia nasceu e passou a infância), esta camélia constitui uma nova variedade, batizada com o verso da poetisa portuense: "Trazida ao espanto da luz".

A inauguração decorre no dia 6 de novembro, no âmbito do II Colóquio Internacional TEOTOPIAS: "A violenta escuridão de se abeirar da luz", um evento organizado pela Cátedra Poesia e Transcendência, no contexto do cinquentenário do nascimento de Daniel Faria – poeta que foi aluno da Faculdade de Teologia na Católica no Porto.