06.02.2023 09:00 — 09.02.2023 18:00
Faculdade de Teologia | Auditório Carvalho Guerra

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

06.02.2023 09:00 09.02.2023 18:00 Jornadas de Teologia 2023 «Teologia da paz perante (os fenómenos d)a violência e (d)a guerra» Link: https:///pt/central-eventos/jornadas-teologia-2023-teologia-paz-perante-os-fenomenos-violencia-e-guerra

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Carvalho Guerra

“Teologia da paz perante (os fenómenos d)a violência e (d)a guerra", é o tema das Jornadas de Teologia 2023 que a Faculdade de Teologia, em colaboração com a Diocese do Porto e a Irmandade dos Clérigos, está a organizar, entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2023.

O evento acontece na Universidade Católica Portuguesa, Porto.

A atualidade do tema e a complexidade das questões a tratar pelos oradores será, certamente, uma oportunidade para interpelação e enriquecimento de todos os que puderem participar.

Coordenador: Professor Doutor António Abel Canavarro.

"A guerra na Ucrânia ceifa vítimas inocentes e espalha a incerteza, não só para quantos são diretamente afetados por ela, mas de forma generalizada e indiscriminada para todos, mesmo para aqueles que, a milhares de quilómetros de distância, sofrem os seus efeitos colaterais...
Enfim, o que se nos pede para fazer? Antes de mais nada, deixarmos mudar o coração pela emergência que estivemos a viver, ou seja, permitir que, através deste momento histórico, Deus transforme os nossos critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade. Não podemos continuar a pensar apenas em salvaguardar o espaço dos nossos interesses pessoais ou nacionais, mas devemos repensar-nos à luz do bem comum, com um sentido comunitário, como um «nós» aberto à fraternidade universal. Não podemos ter em vista apenas a proteção de nós próprios, mas é hora de nos comprometermos todos em prol da cura da nossa sociedade e do nosso planeta, criando as bases para um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum".

PAPA FRANCISCO - Mensagem para o 56º Dia Mundial da Paz, nn. 4-5

Informações: