Alberto Castro é o novo Provedor do Estudante da Católica no Porto

Alberto Castro, professor catedrático convidado da Católica Porto Business School, é o novo Provedor do Estudante da Universidade Católica Portuguesa no Porto. O Provedor do Estudante tem como missão principal defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes da Universidade Portuguesa no Porto, através de uma atuação independente e confidencial. “Encaro este desafio com a responsabilidade de suceder, no cargo, a uma pessoa única, um símbolo da Católica no Porto, que ele ajudou a fundar e afirmar na cidade e no País”, salienta Alberto Castro.

A participação ativa dos estudantes na vida da Universidade é essencial, sobretudo na apresentação de soluções concretas que conduzam à melhoria do serviço e prossecução da missão e objetivos da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Assim, o Provedor do Estudante tem como “missão providenciar um canal complementar a que os estudantes possam recorrer, com garantias de isenção, sempre que, em geral, considerem que a Universidade não agiu de acordo com o preceituado pela doutrina social da Igreja”, realça o professor.

Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da UCP, destaca que “o Provedor do Estudante representa uma figura imparcial e experiente, disponível para ouvir e apoiar os nossos estudantes. A senioridade do Professor Alberto de Castro marcada pela longa vivência na nossa academia inspira e alicerça a função que agora inicia”.

Alberto Castro sucede a Francisco Carvalho Guerra que foi o 1.º Provedor do Estudante da Universidade Católica no Porto entre 2013 e 2022. “Neste momento de sucessão, quero deixar uma palavra de reconhecimento ao Professor Carvalho Guerra, que ao longo de várias gerações desempenhou, com o carisma que lhe conhecemos, não só a função de Provedor do Estudante, mas também a de “mentor” de toda a nossa comunidade! Esse papel tão especial continua vivo!” afirma Isabel Braga da Cruz.

Saiba mais sobre o Provedor do Estudante aqui.

15-06-2022