Artigo da Católica Porto Business School publicado no Journal of Corporate Finance

O artigo "Pricing of project finance bonds: A comparative analysis of primary market spreads", realizado pelo Professor João Pinto em co-autoria com Sebastião Guedes, foi aceite para publicação no Journal of Corporate Finance.

O artigo está já disponível online, em modo In Press aqui, e apresenta uma análise comparativa dos spreads e dos processos de pricing de obrigações emitidas em operações de project finance (PF) face às emitidas de forma tradicional pelas empresas (CF), demonstrando que as duas tipologias de obrigações têm preços diferentes. Esta investigação contribui para uma interpretação mais detalhada da dinâmica de fixação de preços das obrigações de PF face a CF e sublinha a importância de se considerarem vários fatores para além das avaliações de risco de crédito, tais como os termos contratuais, as condições macroeconómicas e as características específicas das empresas emitentes.

Para João Pinto, Professor da Católica Porto Business School e Vice-Presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto, “este artigo é mais um exemplo da qualidade dos nossos alunos da Católica Porto Business School. E, claro, do compromisso contínuo da Católica Porto Business School em promover pesquisas relevantes e de alta qualidade, fornecendo informações valiosas para investidores, profissionais e decisores políticos no campo do financiamento de projetos”.

Por sua vez, Sebastião Guedes, alumno de mestrado de finanças da Católica Porto Business School e do double degree com a Lancaster University, realça todo o trabalho que foi retirado da sua tese de mestrado, revelando “o orgulho que é ver o seu esforço reconhecido por esta revista e o impacto que a publicação terá no seu currículo”.

O Journal of Corporate Finance, pela sua qualidade e rigor académico, é uma prestigiada revista internacional que se dedica à publicação de pesquisas relevantes e inovadoras no campo das finanças empresariais, sendo uma referência para estudantes, investigadores e profissionais da área.

05-06-2023