Católica em 4.º lugar mundial no ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes no THE Impact Rankings

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) alcançou a 4.ª posição mundial no ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes, subindo uma posição face à classificação do ano anterior, segundo o THE Impact Ranking 2023, divulgado pelo Times Higher Education.

Este é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na agenda 2030 das Nações Unidas para promover uma sociedade pacífica e inclusiva, com acesso universal à justiça e a existência de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

A melhoria de resultados da Universidade Católica foi também alcançada no Ranking Global, com a UCP a subir para o intervalo 201–300, quando na passada edição ficou classificada no escalão 301–400.

Cada vez mais valorizado pelas instituições de ensino superior em todo o mundo, o THE Impact Ranking 2023, contou nesta edição, com a participação de 1591 instituições (mais 13%, face ao ano anterior).

De destacar ainda a obtenção da 79.ª posição mundial no ODS 5 (Igualdade de Género) e a subida no ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), para o intervalo 101-200.

No ODS 10 (Reduzir as desigualdades) a UCP manteve a sua classificação (101-200).

O THE Impact Ranking University visa avaliar o desempenho das universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, medindo o impacto social e ambiental das ações desenvolvidas pelas universidades, em temas como desigualdade de género, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento económico.

Estes resultados vêm consolidar o excelente desempenho da Universidade Católica Portuguesa, reconhecida, pelo 4.º ano consecutivo, como a melhor universidade portuguesa pela Times Higher Education, no THE World University Rankings 2023.

02-06-2023