Católica assina Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável

A Universidade Católica Portuguesa é membro fundador do Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável (PIES), um compromisso que pretende promover junto dos seus stakeholders, uma maior adesão a soluções energéticas limpas e sustentáveis. O pacto foi assinado a 22 de maio, em Lisboa, e conta com o apoio institucional da Comissão Europeia e da Secretaria de Estado da Energia.

A definição do Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável, enquadrado no contexto nacional e internacional de criação de objetivos para a eficiência energética, energias renováveis, alterações climáticas e descarbonização da economia e sociedade, tem como objectivos fundamentais combater o desperdício de energia e promover a adoção de soluções e tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Pretende-se ainda o estabelecimento de um acordo intersetorial – Público e Privado - permanentemente aberto e de adesão livre, que promova a energia sustentável.

O Consórcio junta autarquias, academia, empresas, terceiro setor e organizações setoriais: ADENE – Agência para a Energia; RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente; AEP – Associação Empresarial de Portugal; Fundação AIP; ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida; GoParity – Plataforma de Financiamento Colaborativo para a sustentabilidade;          TRIVALOR, SGPS; Universidade Católica Portuguesa; APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis; Câmara Municipal Santo Tirso; Câmara Municipal Braga; Câmara Municipal de Gaia.

O Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável tem como objetivos fundamentais: combater o desperdício de energia; promover a adoção de soluções e tecnologias mais eficientes, limpas e sustentáveis; estabelecer de um acordo intersetorial – público e privado -, permanentemente aberto e de adesão livre, que promova a energia sustentável.

A revisão e aprovação do presente Pacto ficou a cabo da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia, a SE Energia, a ADENE (Agência para a Energia) e da Fundação AIP, numa iniciativa promovida pela GoParity.com.

O pacto foi assinado a 22 de maio, em Lisboa, no âmbito da Portugal Smart Cities Summit, maior evento nacional dedicado às cidades inteligentes. A versão do Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável (PIES) pode ser consultada no seguinte link: www.pontoenergia.pt

Maio 2019

23-05-2019