Católica, CITEVE e MTEX NS juntos no combate ao SARS-CoV-2

No dia 29 de janeiro realizou-se a apresentação do consórcio português do projeto PHYS – tecnologia certificada quanto à inativação do SARS-CoV-2 -, que esteriliza roupa e objetos.  Um consórcio que integra o laboratório associado Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, o CITEVE e a empresa MTEX NS.

Este projeto vai permitir consolidar a investigação científica relativa à eficácia do PHYS, já certificado em Espanha, quanto à inativação de duas variantes de SARS-CoV-2. O CITEVE irá avaliar se o processo PHYS desgasta ou não tecidos e se sim, em que valores/condições. Será ainda analisada a hipótese de o PHYS ser, ou não, igualmente eficaz não só relativamente à inativação de mais variantes de SARS-CoV-2 bem como de uma listagem mais alargada de organismos já correntemente identificados como danosos para a saúde pública, nomeadamente bactérias hospitalares multirresistentes, ficando esta extensão da investigação a cargo da equipa da investigadora Paula Teixeira, do CBQF da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Janeiro 2021

02-02-2021