Católica lança curso avançado para potenciar a inclusão de pessoas com deficiência

Abordar a temática da Deficiência requer uma análise multidimensional, multidisciplinar e integrada. A Universidade Católica no Porto, através do curso avançado “Diálogo(s) e Deficiência(s): A construção de narrativas para a inclusão”, da Área Transversal de Economia Social, vem promover diálogos críticos com pessoas com deficiência que permitam desconstruir tabus, dar espaço e escutar ativamente quem quer construir e fazer parte desta sociedade que somos todos nós.

“Em pleno século XXI, o tema da deficiência é frequentemente problematizado de forma unidimensional e assistencialista, ignorando as suas múltiplas narrativas, contribuindo para a desumanização da deficiência,” destacam os coordenadores deste curso.

O curso, que está com candidaturas abertas, visa dotar os/as participantes com conhecimentos sobre o potencial das narrativas na problematização da deficiência e partilhar ferramentas e práticas em torno de desafios concretos e centrais da e na deficiência, provocando uma leitura transversal e plural da temática.

Joana Morais Castro, uma das coordenadoras da formação, explica que se estima que “cerca de 17% da população mundial é constituída por pessoas com deficiência. É considerada a maior minoria do mundo, no entanto, é a mais invisível.” “Colocar a metodologia das narrativas num curso na universidade, sendo um desafio em si, é, também, uma aposta num futuro pedagógico que é possível assumir dentro de uma universidade humanista, como é a Universidade Católica”, acrescenta.

O curso é dirigido a pessoas com e sem deficiência, dirigentes e técnicos/as de instituições que trabalham com pessoas com deficiência, cuidadores/as formais e informais, assistentes dos centros de apoio à vida independente, profissionais da área social e da saúde, familiares de pessoas com deficiência e conta, também, com a parceria de diferentes entidades: o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto; o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa; Terra Amarela; União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (Porto); BodyBuilders Rafael Alvarez.

 

As múltiplas dimensões da inclusão das pessoas com deficiência

Da escolaridade ao emprego, da segurança social à participação, da saúde à dignidade, bem como a incipiente existência de espaços de pluralidade, de participação ativa e de aprendizagem conjunta: são múltiplas as dimensões da inclusão de pessoas com deficiência que consolidam o enquadramento e a pertinência deste curso avançado, que procura combinar narrativas literárias, sociológicas, filosóficas e artísticas na compreensão do caminho percorrido e na construção do futuro.

Um dos aspetos diferenciadores da formação prende-se com os métodos mistos - de educação formal, não formal e informal - utilizados e a construção, através das oficinas narrativas, de um produto coletivo (e.g. storytelling, fotografia participativa, teatro, texto). Joana Morais Castro afirma que “o curso pretende ser apenas o início de um espaço de diálogo e construção que se mantém no tempo. Assim foi na 1ª edição, da qual os participantes continuam a manter contacto e da qual se mantém uma esperança comum numa sociedade onde todos têm voz e a dignidade está no centro.

A 2ª edição do curso avançado “Diálogo(s) e Deficiência(s): A construção de narrativas para a inclusão”, que decorre na modalidade e-learning, terá início em março de 2023.

pt
02-02-2023