Católica no Porto inaugura Memorial a Sophia de Mello Breyner Andresen

"Trazida ao espanto da luz" é o verso gravado no Memorial de Sophia que nasceu nos jardins da Católica no Porto, por iniciativa da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, instituída em 2006 com um caráter multidisciplinar e intercultural e com o propósito de estudar as relações entre poesia e transcendência.

O Memorial de Sophia, que foi projetado no âmbito da celebração do centenário do nascimento da autora, celebrado no dia 6 de novembro de 2019, é da autoria de Avelino de Leite e foi patrocinado pelo BPI | Fundação "la Caixa". Trata-se de um lugar de repouso e contemplação, um convite para parar junto a um lugar de passagem: uma camélia dentro de um círculo. Oferecida pelo Jardim Botânico do Porto (casa-quinta, esse "território fabuloso", onde Sophia nasceu e passou a infância), esta camélia constitui uma nova variedade, batizada com o verso da poetisa portuense: "Trazida ao espanto da luz".

Isabel Braga da Cruz, Presidente da Católica no Porto, afirmou que "Sophia de Mello Breyner Andresen é uma figura única e incontornável da cultura portuguesa. Queremos que Sophia habite o campus da Católica no Porto e que inspire a nossa missão de formar pessoas e de renovar o país e o mundo pela excelência do exemplo".

O memorial, projetado no âmbito da celebração do centenário do nascimento da escritora, foi inaugurado a 6 de Novembro (o dia em que faria 102 anos) por Isabel Sofia Andresen Sousa Tavares, filha de Sophia, e por Isabel Braga da Cruz, Presidente da Católica no Porto, contando com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, e de Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto. A inauguração decorreu no dia 6 de novembro, no âmbito do II Colóquio Internacional TEOTOPIAS: "A violenta escuridão de se abeirar da luz", um evento organizado pela Cátedra Poesia e Transcendência, no contexto do cinquentenário do nascimento de Daniel Faria – poeta que foi aluno da Faculdade de Teologia na Católica no Porto.

A Cátedra de Sophia: a Poesia e a Transcendência em relação

A Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia. Em 2013, José Rui Teixeira foi nomeado diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra.

José Rui Teixeira realça a importância da Cátedra de Sophia para a comunidade académica da Católica no Porto: "A Cátedra de Sophia tornou-se uma referência no diálogo entre a Literatura e a Teologia e no estudo das relações entre poesia e transcendência. Organizou, coorganizou ou fez-se representar em quase cem iniciativas de natureza académica e cultural, desenvolveu e participou em projetos de investigação, coordenou cientificamente cursos e edições; e desenvolveu parcerias com outras cátedras e com centros de investigação na Europa e na América Latina".

08-11-2021