Católica no Porto promoveu terceiro Encontro com Párocos

A 3ª edição do Encontro da Católica no Porto com Párocos, que este ano decorreu em formato digital, promoveu a oportunidade de reflexão e de discussão sobre “Os desafios da comunicação na Pandemia” nomeadamente as dinâmicas no âmbito dos desafios do mundo digital e da, cada vez maior, necessidade de se saber comunicar.

Na sessão de abertura a presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, deu as boas-vindas e reforçou a importância deste encontro que pretendeu “criar um espaço de diálogo, de encontro e de partilha das várias dinâmicas desenvolvidas.” D. Armando Esteves Domingues, Bispo Auxiliar do Porto, saudou os presentes e salientou a “oportunidade fantástica de formação e de crescimento”.

A sessão contou com as apresentações de Rodrigo Viana de Freitas, CEO da Agência Central de Informação, sobre “Os desafios da comunicação na Pandemia. O que Muda?”; de António Vicente, Pároco de Alcanede e responsável da Pastoral Familiar da Vigararia de Rio Maior, com a apresentação “O que já começou a mudar: GRANDE LUZ: projeto na Diocese de Santarém”; e de André Baltazar, vice-diretor da Escola das Artes da Católica, com uma apresentação sobre o Centro de Criatividade Digital desta unidade académica.

A inevitabilidade de uma edição em formato digital permitiu que se combatessem as distâncias e que mais pessoas pudessem participar, tendo, assim, contado, entre outras pessoas, com a presença de párocos da Diocese do Porto, da Diocese de Vila Real, de Diáconos e membros de Secretariados e Serviços Diocesanos,  de diretores das Unidades Académicas da Católica no Porto e de estudantes do 6º ano de Teologia.

“Encontros como este que permitam reforçar os laços entre a Universidade Católica Portuguesa e o clero têm uma dupla vantagem”, começou por afirmar D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real, durante o momento de encerramento da sessão, explicando que “para a universidade reforça o seu compromisso com a própria Igreja, da qual faz parte, e para o clero porque permite uma maior consciência acerca do papel e do trabalho que a Católica assume, ajudando-nos a ultrapassar algum desconhecimento e até algumas resistências”.

A 3ª edição do Encontro da Católica no Porto com os Párocos é, segundo a Presidente do Centro Regional do Porto da Católica, uma oportunidade que se repetirá nos próximos anos com o compromisso reforçado “de servir, de construir pontes e de saber colher os resultados”. Também os participantes realçaram o interesse na iniciativa, bem como os contributos que puderam retirar para a sua atividade pastoral.

Janeiro de 2021

27-01-2021