Católica Porto Business School apresenta livro sobre o setor do azeite e oleaginosas em Conferência Nacional

Alfredo da Silva foi um grande empreendedor e empresário, tanto à escala nacional como europeia. A sua visão e orientação para o porvir e a capacidade para concretizar estratégias inovadoras em Portugal resultaram na construção de um grande grupo empresarial – o Grupo CUF –, que lhe sobreviveu e continuou a transformar-se. No âmbito do ciclo de Conferências que marcam a efeméride dos 150 anos do seu nascimento, realizou-se no dia 6 de maio a 6ª Conferência, sob o tema “CUF, Azeite e Oleaginosas: Passado, Presente e Futuro” e na qual a Católica Porto Business School (CPBS) participou com a apresentação de um livro criado em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia.

Intitulado “A CUF, o Azeite e as Oleaginosas”, o livro resulta de um trabalho do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA) da Católica Porto Business School e aborda a história, presente e tendências futuras do negócio do azeite e das oleaginosas. Assinado por Vasco Rodrigues, Miguel Sottomayor e Ricardo Morais (Católica Porto Business School) e por Manuela Pintado, Ana Maria Gomes e Sandra Borges (Escola Superior de Biotecnologia), o livro começa por fazer a história da ligação de Alfredo da Silva e dos seus descendentes à indústria dos óleos e azeites. De facto, o negócio dos óleos foi o objeto original da CUF, antes mesmo de Alfredo da Silva se juntar à empresa e foi sob a sua liderança que este negócio registou uma notável expansão, sendo a base sobre a qual foi construído o maior grupo empresarial português. A revolução que esta indústria sofreu em Portugal nas últimas duas décadas que é o tema da segunda parte do livro, onde se descreve como, em 20 anos, a produção nacional de azeite cresceu 250%, enquanto a sua qualidade melhorava acentuadamente e o nosso país se transformava num dos maiores exportadores mundiais. Perspetivando o futuro, a terceira parte do livro explora o potencial para novas aplicações do azeite e dos óleos vegetais, não só na alimentação humana, mas também em domínios como a saúde e a cosmética.

A apresentação da obra ficou a cargo de Vasco Rodrigues, docente e Diretor do CEGEA da Católica Porto Business School. O programa da Conferência “CUF, Azeite e Oleaginosas: Passado, Presente e Futuro”, que se realizou no Lagar Oliveira da Serra, em Ferreira do Alentejo, incluiu, entre outras, uma apresentação do também docente da Católica Porto Business School Miguel Sottomayor, que apresentou o trabalho desenvolvido e que corresponde a um dos capítulos do livro, e contou ainda com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, de João Correia Neves. Pode revisitar a iniciativa aqui.

Recorde-se que este ciclo de conferências se iniciou em setembro de 2020, no Campus da Centro Regional do Porto da UCP, com a conferência “A História Empresarial e os seus Protagonistas”, organizada pela Católica Porto Business School.

06-05-2021