CAtólica SOlidária distinguida em Concurso de Voluntariado promovido pela Rede de Voluntariado no Ensino Superior

A CAtólica SOlidária (CASO), núcleo de voluntariado da Católica no Porto,  venceu o 2º lugar no I Concurso de Voluntariado promovido pela  Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) em 2021, que tem como objetivo incentivar a prática do voluntariado, a investigação e a formação nesta área e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade do Ensino Superior.

Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), afirma que este prémio é “o reconhecimento do trabalho de muitas pessoas ao longo de quase 20 anos e a valorização do empenho dos nossos alunos na construção de um mundo melhor” e acrescenta que este deve ser, também, encarado como um “estímulo para continuar, pois vem reforçar a aposta que a universidade tem feito no voluntariado formativo”.

O concurso, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, CRL, distinguiu projetos em três áreas do voluntariado - “Ações de Voluntariado”, “Investigação em Voluntariado” e “Formação em Voluntariado” - realizadas por membros da R-VES e das suas comunidades académicas, bem como de outras Instituições de Ensino Superior.

“O prémio recebido irá permitir alargar as oportunidades de voluntariado internacional para estudantes da Católica”, afirma Carmo Themudo.

A Universidade Católica Portuguesa é membro fundador da R-VES, que nasceu no dia 18 de outubro de 2019, por ocasião do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, na Universidade do Algarve. Esta rede conta com a participação de 20 instituições de Ensino Superior e visa a promoção e divulgação das práticas de voluntariado, gestão do voluntariado e investigação no ensino superior em Portugal.

A CASO foi fundada em 2002 e tem como missão promover a solidariedade e estruturar o voluntariado, enquanto “marca educativa que transforma para a vida”, fortalecendo as ligações entre a Católica no Porto e a Sociedade envolvente.

Saiba mais sobre a CASO

28-03-2022