CBQF: Centro de investigação da Católica comemorou 30 anos

O CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) está de parabéns. Para assinalar as três décadas de existência e de dedicação ao universo da ciência e investigação, o CBQF iniciou, a 24 de novembro, Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica, um programa de comemorações com o objetivo de destacar alguns dos momentos-chave do Centro de Investigação e Laboratório Associado.

As celebrações arrancaram com uma Conferência online que reconheceu o papel único do Comendador Arménio Miranda na promoção da inovação na estrutura e que ficou marcado por um conjunto de homenagens, testemunhos e partilhas.

Na sessão de abertura, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, elogiou o percurso notável do CBQF: “com um programa intelectual ambicioso, o CBQF tem feito avançar a ciência, deixando incisão e impacto na produção de conhecimento, fomentando a cooperação internacional e intersectorial”. O CBQF tem na sua equipa um dos investigadores mais citados do Mundo. No seu discurso, Isabel Capeloa Gil reiterou a grande ligação do CBQF com empresas ao longo dos 30 anos de existência, que se consubstancia, também, na assinatura do protocolo de mecenato com uma empresa – a Frulact, algo que ainda é raro em Portugal. A reitora da Universidade Católica Portuguesa elogiou e agradeceu a forma como ao longo destes anos o Comendador Arménio Miranda inspirou uma geração de investigadoreso: “um homem do futuro posicionado no presente”.

Seguiu-se o reconhecimento ao Comendador Arménio Miranda e a assinatura do protocolo com os discursos de Isabel Braga da Cruz (pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente do Centro Regional do Porto da Universidade), de Isabel Vasconcelos (vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa e diretora da Escola Superior de Biotecnologia), de Pilar Morais (Innovation Management & Intelligence Director da Frulact) e de João Miranda (chairman da Frulact).

Manuel Heitor marcou presença no encerramento do evento
Manuela Pintado, diretora do CBQF, prosseguiu com a análise do percurso de 30 anos de ciência no CBQF e de criação de valor para a sociedade. Os grandes desafios para o futuro do sistema alimentar foram analisados por Tim Hogg (vice-presidente da European Technology Platform “Food for Life”) e Jorge Oliveira (diretor da Escola de Engenharia da University College Cork, Irlanda).

O evento contemplou, ainda, uma mesa redonda que contou com os contributos de John Melo (CEO da Amyris), de Luís Mesquita Dias (diretor geral da Vitacress), José Mendonça (presidente do Conselho de Laboratórios Associados), Paula Alves (diretora do IBET) e Lília Ahrne (investigadora da Universidade de Copenhaga). Manuel Heitor – ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – teve a seu cargo o encerramento da sessão comemorativa.

CBQF e a aposta na ciência e investigação nacional e internacional
Contribuir para uma bioeconomia sustentável. É esta a principal missão do Centro de Biotecnologia e Química Fina, estrutura reconhecida enquanto Laboratório Associado em 2004 e que visa desenvolver e disseminar conhecimento e inovação em áreas-chave. O CBFQ conta, atualmente, com mais de 200 investigadores, 38 dos quais contratados apenas no último ano, o que revela a importância crescente da estrutura e a aposta na atração e retenção de talento no campo da ciência e investigação.

Ministro da Economia visita Edifício de Biotecnologia da Católica
Ao final do dia, o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, visitou o Edifício de Biotecnologia da Católica com o objetivo de conhecer melhor o percurso do CBQF, mas também o projeto Alchemy, desenvolvido em parceria com a Amyris Portugal e um dos maiores projetos de sempre da AICEP.

Novembro 2020

20-11-2020