Centro de Investigação da Escola das Artes coordena projeto multidisciplinar que promove a Ação Climática

Promover ações que visam reforçar a consciência dos cidadãos para o problema da Mudança Climática é o principal objetivo do HAC4CG - Heritage, Art, Creation for Climate change. Living the city: catalyzing spaces for learning, creation and action towards climate change!, um projeto coordenado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Católica no Porto.

O projeto surgiu de um desafio para a construção de projetos interdisciplinares lançado pela Católica no Porto às suas Unidades de Investigação e é financiado pela CCDR-N, através do Programa Norte 2020, “Projetos Estruturados De I&D&I” - Horizonte Europa. Teve início em maio de 2021 e termina a 30 de abril de 2023.

Alinhado com o Green Deal e dando resposta ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Ação Climática, o HAC4CG enquadra-se na resposta à missão do Horizonte Europa Alterações Climáticas incluindo as Transformações Societais estando focado na cidade do Porto como caso de estudo local para uma abordagem a um problema global.

Monitorizar o património para a biodeterioração e avaliação do estado de conservação; aumentar a sensibilização do público para as alterações climáticas; desenvolver dispositivos de monitorização (sensores de temperatura de superfície, incidência de luz e humidade); estabelecer um Observatório do Património para estudar os últimos impactos da reabilitação e do desenvolvimento turístico do património cultural e da vida cívica do Porto; e Diagnosticar e fazer um levantamento das práticas atuais sobre a adaptação às alterações climáticas e Benchmarking com as melhores práticas internacionais são alguns dos principais objetivos a que o projeto se propõe dar resposta.

O HAC4CG conta com o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e o Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE), enquanto parceiros diretos, e com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e o Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano (CEDH), enquanto parceiros associados. A colaboração destas várias unidades de investigação da Católica no Porto permitirá assegurar abordagens multidisciplinares e reforçar a cooperação interdisciplinar.

Eduarda Vieira, investigadora do CITAR e coordenadora do projeto, refere que a abrangência de tantas áreas do saber “possibilita a criação de sinergias interdisciplinares na Católica no Porto e o desenvolvimento de metodologias novas de abordagem aos desafios societais contemporâneos das Missões do Horizonte Europa”.

As linhas de investigação do HAC4CG
O HAC4CG estrutura-se em três linhas de investigação fundamentais em torno da Arte e do Património Cultural como recurso para a promoção de uma pedagogia ativa: envolvimento do cidadão através da Conservação da Herança Cultural na monitorização, desenvolvimento de soluções e de um observatório para os bens culturais expostos; direcionada ao envolvimento do cidadão através da criação artística- Identificação, Desenvolvimento e empoderamento para a criação de uma plataforma de criação de novas narrativas sobre a cidade do Porto; e direcionada para o Papel da Governança local, Instituições e comunidades na mitigação e adaptação à Mudança Climática serão analisadas as práticas internacionais no domínio das políticas implementadas no contexto das Alterações Climáticas, bem como o papel das comunidades na mitigação do problema.

26-01-2022