CEO da Worten dá MasterClass da Pós-Graduação em Fashion Management

Miguel Mota Freitas, CEO da Worten e do Iberian Sports Retail Group (ISRG), foi o convidado da mais recente MasterClass, no âmbito da Pós-Graduação em Fashion Management, da Católica Porto Business School. A sessão começou com uma citação de Peter Drucker: "Culture eats strategy for breakfast, operational excellence for lunch, and everything else for dinner". Para Miguel Mota Freitas, a cultura de uma empresa é o principal segredo da sua longevidade e do seu sucesso, "o cimento".

Este foi o mote para uma conversa informal com a audiência, constituída maioritariamente por estudantes da pós-graduação. A sua principal referência, em todo o seu trajeto profissional, foi Belmiro de Azevedo, nome incontornável da evolução do tecido empresarial português e que sempre teve "como grande ambição criar um grupo que resistisse à passagem das gerações". A evolução de uma marca conhecida de todos os portugueses, como a Worten, é o legado dessa cultura empresarial. O CEO afirmou viver “muitos dos valores partilhados por Belmiro de Azevedo”: a aprendizagem contínua e o desafio permanente à abertura, a frugalidade, a informalidade e o estar muito presente nas equipas.

Sendo um curso da área da moda, tornou-se inevitável que Miguel Mota Freitas relatasse o seu percurso em marcas como a Zippy ou a Salsa. Para o atual CEO da Worten e do ISRG, os principais avanços no setor surgiram nos anos 1980, "com a Benetton e a sua palete infindável de cores", que representou uma mudança na possibilidade de escolha dos clientes e, mais tarde, com o crescimento do grupo Inditex e com "a sua estratégia de criação de peças do designer à loja em três semanas, revolucionando completamente o mercado, transformando uma cadeia que demorava meses em menos de quatro semanas”.

O Digitalismo da Worten, programa de transformação digital que assenta sobretudo numa renovação da cultura organizacional, centrada no cliente, nos colaboradores e em novas formas de trabalho, foi o tema da segunda parte da apresentação. Miguel Mota Freitas resumiu o objetivo deste programa na ambição de ter “uma Worten Digital com lojas físicas e um toque humano”.

Miguel Mota Freitas não quis deixar de salientar que a Pós-Graduação em Fashion Management é um instrumento imprescindível "para quem quer avançar mais na área da moda". O conhecimento é, cada vez mais, fundamental num mundo que está completamente imprevisível.

As inscrições para a segunda edição da Pós-Graduação em Fashion Management, com início marcado para março de 2023, já se encontram abertas. Os interessados podem consultar mais informação sobre o programa e efetuar a sua inscrição no site da Católica Porto Business School.

27-01-2023