Ciência e futuro: Escola Superior de Biotecnologia deu as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura

Entusiasmo, expectativa e ambição foram as emoções que transpareciam dos novos estudantes das Licenciaturas em Bioengenharia, Microbiologia e Ciências da Nutrição. Afinal, este era o início de uma nova aventura académica para todos os novos estudantes que aguardavam pelo início da sessão de acolhimento da Escola Superior de Biotecnologia.

Entre conversas, sorrisos contagiantes e a alegria de descobrir um mundo novo encontrava-se Diana Azevedo. Acaba de entrar para a faculdade e confessa que o acolhimento tem sido fascinante: «Achei que toda a gente foi acolhedora e simpática. Tivemos aulas no primeiro dia e isso foi também uma surpresa». Assertiva quanto ao seu futuro profissional, a estudante confessa que as suas expectativas são muito altas face ao elevado prestígio da universidade, cujo nome «abre muitas portas».

Na mesma sala estava Pedro Trinta, recém-chegado como Diana Azevedo. Conta que já conheceu muita gente nova e anseia terminar o primeiro ano com bons resultados porque pretende vir a trabalhar em investigação.

A Margarida Cruz é outra nova colega e está decidida a encaminhar-se para um mestrado na área das neurociências. Inicialmente estava um pouco nervosa mas à medida que as horas foram passando acabou por «criar memórias e alguma intimidade».

Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, felicitou os novos estudantes de licenciatura pelo sucesso do seu percurso no secundário e candidatura ao ensino superior. Frisou que nos três cursos existe um denominador comum: «É um ensino muito baseado na prática, no aprender fazendo, em projetos que abrangem várias disciplinas e numa visão holística do conhecimento.» Esta docente e investigadora revelou também que «há uma proximidade muito grande entre alunos, técnicos, professores, investigadores e antigos alunos.»

O dia terminou com uma sessão no Auditório Ilídio Pinho, onde todos os novos estudantes de licenciatura da Católica no Porto e os seus familiares celebraram o momento e assistiram à entrega de prémios e bolsas de mérito ao 1º ano.

08-09-2022