Como tornar a floresta mais sustentável? Católica no Porto promove projeto de investigação sobre o tema

A Católica no Porto está a promover o projeto de investigação Bioecosys, que tem como objetivo estudar novas formas de tornar a floresta mais sustentável.

O projeto está a ser desenvolvido em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia, com a Universidade de Évora, com a Faculdade de Ciência das Universidade de Lisboa e com o Instituto Politécnico de Leiria e é financiado pelo FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, do Programa Operacional Regional de Lisboa e por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O projeto, para o qual foi definido como caso de estudo uma zona de floresta de aproximadamente 14 500 hectares, designada por Floresta do Vale do Sousa, visa reunir conhecimentos multidisciplinares de última geração sobre a modelação e métodos de planeamento da gestão de paisagens florestais e sobre os mecanismos para pagamento de serviços de ecossistema não transacionados no mercado de modo a aumentar a sua oferta, tais como a minimização do risco de fogos, o aumento da biodiversidade, o sequestro de carbono para mitigar as alterações climáticas ou a beleza da paisagem.

O Bioecosys tem sobreposições com o projeto europeu NOBEL, liderado pela University of Natural Resources and Life Sciences, da Áustria, com o qual partilha tarefas, nomeadamente no que respeita ao estudo de mecanismos para o pagamento de serviços de ecossistema correntemente não transacionados no mercado. Serão testados leilões de serviços de ecossistema em regiões diferentes da Europa, incluindo em Portugal.

Na fase intermédia em que o projeto se encontra torna-se necessário recolher informação relativamente ao estudo da procura de serviços de ecossistema da floresta. Para esse efeito, encontra-se disponível um inquérito, que está também a ser realizado ao nível europeu, destinado às populações locais que possam partilhar informação sobre as preferências e a valorização dos tipos de serviços da floresta.

08-06-2021