Comunicado | Rastreio SARS-CoV-2 UCP

À Comunidade Académica,

A Universidade Católica Portuguesa tem vindo a adotar, desde o início da pandemia SARS-CoV-2, todas as medidas para a segurança da sua comunidade académica, inclusivamente de forma proativa, prática reconhecida pela Certificação Covid Safe, obtida nos seus quatro campi

Preparando a retoma das atividades presenciais, previstas no atual plano de desconfinamento, a Universidade adotou a recomendação da Direção Geral do Ensino Superior, aderindo ao rastreio “Programa de testagem Cruz Vermelha Portuguesa - Ensino Superior”, que se iniciará de forma faseada a partir do dia 12 de abril.

Todos os elementos da comunidade académica, em atividade presencial a partir desta data, são convidados a participar neste rastreio, contribuindo para uma vivência segura no campus. Importa reiterar que este rastreio não substitui a manutenção dos comportamentos de segurança e proteção obrigatórios, tais como:

• A não deslocação ao campus de qualquer membro da comunidade, inclusive para este rastreio, quando apresente sintomatologia compatível com esta infeção;
  • A utilização de máscara no campus, quer no interior, quer no exterior dos edifícios;
  • A manutenção do distanciamento físico recomendado;
  • A lavagem/desinfeção frequente das mãos,

e todos os demais procedimentos constantes no Manual de Boas Práticas.
Estudantes, docentes, investigadores e colaboradores irão receber no seu e-mail, a partir do dia 12 e de forma faseada como foi referido, as indicações específicas de como se podem inscrever neste rastreio.
Apelo ao sentido de responsabilidade individual de cada um para que em conjunto possamos continuar a garantir a segurança de todos.

A Reitora
Isabel Capeloa Gil

Notice | SARS-CoV-2 UCP Tracking

To the Academic Community,

Since the outbreak of the SARS-CoV-2 pandemic, UCP has been applying, in a proactive way, all the necessary measures for the safety of its academic community, through practices recognized by the Covid Safe Certification, obtained in its four campi.
 As we prepare to slowly move out of lockdown and return to face-to-face  activities, UCP has adopted the Government's recommendation to join the "Portuguese Red Cross Testing Programme - Higher Education", which will be phased starting April 12th.

From this date onwards, all members of the academic community are invited to take part in this testing programme, insuring a safe environment on campus. This tracking does not replace the mandatory safety and security behaviours, such as:

• Members of the community must not travel to campus, even for this testing, if they have symptoms compatible with this infection;
  • The use of masks on campus is mandatory, both inside and outside campus buildings;
  • Keep the recommended physical distance;
  • Frequent hands washing/disinfecting,

and all the other procedures included in the Safety Practices Manual.
 Starting on the 12th, and in a phased way as mentioned above, students, faculty and staff will receive in their e-mail boxes, specific indications on how to register for this tracking.

I call upon each individual's sense of responsibility, so that together we can continue to ensure the safety of all.

The Rector
Isabel Capeloa Gil