Comunicado | Rastreio SARS-CoV-2 UCP Porto

Cara Comunidade Académica,

De acordo com o atual plano de desconfinamento, o dia 19 de abril marcará o regresso às atividades presenciais no campus da Católica na Foz. Dando seguimento à constante preocupação com a segurança da nossa comunidade, e no seguimento do comunicado da Senhora Reitora, a Católica no Porto iniciou o rastreio previsto no dia 12 de abril. Durante a semana de 12 a 16 de abril estão a ser testados os diferentes elementos da comunidade que se encontram em atividades presenciais. O rastreio generalizado a todos os estudantes, docentes, investigadores e colaboradores, decorrerá a partir do dia 19 de abril, conforme forem regressando.

Convidamos a inscrever-se no Rastreio SARS-CoV-2 UCP Porto aqui, onde poderá escolher a data e hora mais adequadas. Recordamos que não se deverá deslocar ao campus apenas para fazer o rastreio. Deverá fazê-lo no dia em que já esteja previsto deslocar-se à Católica e se possível antes de iniciar a sua atividade.

Após a sua inscrição irá receber um email a confirmar a marcação. Deverá dirigir-se no dia e hora agendados à entrada do Edifício EBI – Edifício de Biotecnologia/Pátio das Artes, local onde serão efetuados o check-in e o encaminhamento para o local do rastreio. Deve fazer-se acompanhar sempre do seu cartão de cidadão/passaporte durante todo o processo.  Este rastreio é recomendado pela Direção-Geral do Ensino Superior e Direção Geral de Saúde para o reinicio das atividades presenciais no ensino superior.

Importa reiterar que este rastreio não substitui a manutenção dos comportamentos de segurança e proteção obrigatórios, tais como:

• A não deslocação ao campus de qualquer membro da comunidade, inclusive para este rastreio, quando apresente sintomatologia compatível com esta infeção;
  • A utilização de máscara no campus, quer no interior, quer no exterior dos edifícios;
  • A manutenção do distanciamento físico recomendado;
  • A lavagem/desinfeção frequente das mãos,

e todos os demais procedimentos constantes no Manual de Boas Práticas.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade para garantirmos uma vivência segura de campus.

Isabel Braga da Cruz | Presidente
Universidade Católica Portuguesa | Porto