Conhecido o vencedor do projeto Escola Amiga 2021 apoiado pela Católica

No âmbito da divulgação dos resultados do estudo Escola Amiga, o projeto de literacia da escrita e da imagem “Poesia e Filosofia: Voando nas Asas de um Bando de Poetas”, de alunos da Escola Secundária Gil Eanes, de Lagos, foi o vencedor da categoria “Literacias”. O projeto “nasceu com o objetivo de ser um espaço de liberdade e de criação, mostrando que os jovens alunos não estão na escola apenas para receberem conhecimentos teóricos, mas também pelo gosto e prazer de criarem, individualmente ou em grupo, fazendo o que realmente gostam e tem significado para eles”, segundo os responsáveis pelo Escola Amiga da Criança, uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.

A 4ª edição da Escola Amiga contou com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN.

O estudo “O Papel da Escola e dos Educadores” surgiu no seguimento de um estudo anterior sobre a missão da escola, no qual as perceções de encarregados de educação e professores foram cruzadas relativamente àquilo que se entendia ser a preponderância das várias ‘missões’ da escola´ (ex.: promoção do desenvolvimento socioemocional; veículo de produção de conhecimento científico), e aferiu-se a existência de práticas educativas que permitissem suportar essas missões. No contexto de pandemia surgiu o interesse de perceber se a perceção dos encarregados de educação relativamente à missão das escolas se mantinha, bem como aferir a sua perceção relativamente ao papel dos professores em contexto de pandemia, à autonomia dos seus educandos (especialmente importante num contexto de estudo/aprendizagem sem a presença do professor), e ao atual sistema de acesso ao ensino superior. Em 2020, os resultados do inquérito, que contou com a resposta de mais de 23 mil encarregados de educação, apontaram para uma menor valorização dos vários eixos da missão das escolas, e para uma maior valorização do papel dos professores pelos encarregados de educação.

Como prémio, a biblioteca da Escola Secundária Gil Eanes vai receber 1000 euros em livros da editora LeYa, bem como ofertas dos demais parceiros da iniciativa. Esta edição contou ainda com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Saiba mais sobre o estudo “O Papel da Escola e dos Educadores”: https://www.youtube.com/watch?v=XquuAkqbez4&t=1s

23-11-2021