Curta-metragem de Carlos Lobo selecionada para 72ª edição da Berlinale

Aos Dezasseis, curta-metragem do realizador e professor da Escola das Artes Carlos Lobo, foi selecionada para 72ª edição da Berlinale - Berlin International Film Festival. A curta-metragem integra a Competição Generation 14Plus, dedicada a obras contemporâneas que exploram a vida e o mundo juvenil, e fará sua estreia mundial no festival alemão.

O filme nasce da experiência pessoal do realizador, que quis escrever uma carta de amor à beleza da juventude e a todas as suas lutas, esperanças e frustrações.

"Não consigo imaginar uma estreia internacional melhor para um filme que foi rodado com uma equipa muito pequena e a trabalhar apenas com miúdos locais. Penso que é um prémio para todos que acreditaram e investiram o seu tempo nesta história de crescimento e de procura de afirmação de uma personalidade", afirma o realizador Carlos Lobo.

Alumni da EA integram a equipa técnica da produção: Miguel Santa, André Guiomar, Tiago Carvalho, Luís Costa e Maurício d'Orey. O filme também teve a colaboração do professor da EA e supervisor de composição digital Ricardo Ferreira nos efeitos especiais.

Aos Dezasseis foi produzido por Olhar de Ulisses e Cimbalino Filmes, e distribuído pela Agência da Curta Metragem. O projeto tem financiamento do Município de Guimarães e Compete 2020. A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa apoia a produção.

Trailer

Cursos nesta área